Abertura do IV Encontro de Literatura Infanto-Juvenil homenageia Elita Ferreira

Na noite desta de segunda-feira (05) foi dado inicio na Universidade Católica de Pernambuco o IV Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. Na abertura do evento, que tem como tema este ano Elita Ferreira e a Magia da Transformação, foi prestada uma homenagem pra escritora e  fundadora da Edições Bagaço, que também deu nome ao tema, Elita Ferreira.

A mesa do dia foi formada pelo professor Degislando Nóbrega, Diretor do CTCH e que falou um pouco da importância do evento, pela professora Haidée Camelo, Coordenadora do Curso de Letras da UNICAP, pela representante das Edições Bagaço Inez Koury, e pela professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Rosana Teles.

A homenagem foi iniciada pela professora da UNICAP e foi muito amiga de Elita. A professora Haidée leu uma carta que escreveu após a morte de sua amiga, se emocionando ao ler também passou ao público que também ficou silencioso e atento as suas palavras. A professora arriscou ainda alguns versos, cantando um poema escrito por ela e musicado no qual homenageava Elita Ferreira.

Já Inês Koury, que também foi amiga e representou a Bagaço, além de falar um pouco da sua ligação com Elita, ela falou também sobre como as duas, com mais alguns amigos, resolveram criar a editora de livros: “Em Palmares, a gente tinha o nome de todos de grandes literários que saíram de lá: Hermilo Borba Filho, Ascenso Ferrerira; mas a gente não tinha acesso a obra desse pessoal. Ninguém conhecia, lia um poema ou outro no jornal local. E nós começamos um movimento cultural. Na verdade, com a revista chamada A Região. Era uma revista em preto e branco, pequenininha, mas que a gente queria dar voz à mata sul. A gente começou com essa revista e a gente que bancava. De repente a gente viu que de alguma forma aquele movimento tinha que ter algum gás, alguma coisa. E a gente fez vamos montar uma editora, isso era uma conversa de mesa de bar. Daí começaram a surgir dúvidas: ‘Mas como vamos montar uma editora? Como é que faz uma Editora? Como é que faz livro? Vamos aprender!’ E Elita tinha essa força e essa vontade. Ela levava isso à frente: ‘Vamos inventar, vamos ver como é que faz isso.’”

A última da mesa a falar sobre Elita Ferreira foi a professora Rosana Teles, que abordou os vários aspectos da obra da escritora. Rosana dividiu a sua apresentação apresentando as obras que tinha temáticas regionais, pedagógicas, vindas da natureza e ainda sobre a cultura afro-brasileira.

Ao final das palestras o professor, idealizador e coordenador do evento, Robson Teles, introduziu a peça A Casa das Ideias, que é baseada em um texto tirado livro de Pedro Veludo e foi encenada pelo grupo de teatro formada pelos alunos da Unicap. O professor Robson falou ainda que “todos nós somos capazes, eu to esperando de vocês, hoje, junto a nós, que todos consigam descobrir onde fica a casa das ideias da gente.”

A peça teve o texto de Robson Teles, a partir da obra de Veludo; direção de Edhnaldo Reys e elenco formado por Anderson Ramos, Fellipe Maia, Gleiciely Mirely, Igor Gominho, Raiane Renaux, Stela Silva, Tacila Alves e Uiara Aimê.

fotos: Paulo Maia