Abertura do II Fórum de Extensão da Unicap discute diretrizes regulatórias da área

A abertura do II Fórum de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco discutiu as diretrizes regulatórias que estão sendo formatadas pelas Instituições de Ensino Superior e que serão sugeridas ao Conselho Nacional de Educação. As novidades foram apresentadas pela coordenadora de Extensão da Unicap, Profª Drª Odalisca Moraes. “É um momento histórico para a Extensão no país porque está se construindo e estabelecendo as diretrizes da Extensão na Educação Superior”.

Odalisca explicou que as Instituições de Ensino Superior públicas, privadas e comunitárias estão organizadas em fóruns para discutir o tema. No começo desta semana, ela participou do Fórum de Extensão das Comunitárias (Forext). O evento aconteceu no Instituto Metodista de Porto Alegre. Segundo a professora, a “curricularização” da Extensão faz parte das metas do Plano Nacional de Educação. A chamada meta 12.7 visa assegurar o mínimo de 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de Extensão.

Os coordenadores da área estão correndo contra o tempo para se adequar ao cronograma estabelecido. Se todos os prazos forem cumpridos, a Extensão será regulamentada até dezembro de 2018. No final deste mês de novembro, as minutas com as sugestões das instituições comunitárias deverão ser enviadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

No próximo dia 8 de dezembro, o CNE vai se reunir com os presidentes dos Fóruns de Extensão das Instituições de Ensino Superior e dos Institutos Federais. Em fevereiro, haverá mais uma reunião e em março está programada uma audiência pública em Brasília para tratar da curricularização.  Abril de 2018 é o prazo para a entrega formal da resolução das IES ao CNE, que deverá aprová-la total ou parcialmente até junho. Depois disso, o texto segue para que o Ministério da Educação execute a regulamentação.

Solenidade – A abertura do II Fórum de Extensão da Unicap contou com a apresentação do projeto Robótica Aplicada ao Ensino Fundamental: uso do não para o ensino do inglês, do professor do curso de Ciência da Computação Robson Cavalcanti Lins. Ele fez uma demonstração com o robô. Quem também fez questão de participar da abertura foi o Reitor da Unicap Padre Pedro Rubens. Devido a compromissos agendados previamente em Roma, ele não pode estar presente mas enviou um vídeo saudando os participantes.

A mesa dos trabalhos coordenada pela professora Odalisca teve a participação de representantes de cada um dos cinco centros acadêmicos da Unicap. Entre elas a coordenadora do curso de Direito Cynthia Suassuna (Centro de Ciências Jurídicas); a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda Thelma Guerra (Centro de Ciências Sociais); a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo Paula Maciel (Centro de Ciências e Tecnologia); a coordenadora do curso de Letras Flávia Ramos (Centro de Teologia e Ciências Humanas); e a coordenadora do curso de Fonoaudiologia Maria da Conceição Silveira (Centro de Ciências Biológicas e Saúde).