Abertura do 1º Seminário Estadual do Pibid discute a formação de professores

A noite desta quinta-feira (17) foi bastante movimentada nos auditórios G1 e G2 da Universidade Católica de Pernambuco que recebeu duas mesas temáticas da abertura do 1º Seminário Estadual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Pibid Diversidade do Estado de Pernambuco. Assim como na Unicap, outra mesa temática aconteceu na Fafire, instituição que também está sediando o evento. Em Pernambuco, quinze instituições de ensino superior fazem parte do programa da Capes.

A coordenadora do Pibid na Católica, Profª Drª Maria do Carmo Motta, explica que o Seminário promove discussões a partir da prestação de contas das atividades desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas. “Para nós, é muito importante sediar um evento como este para fortalecer as Licenciaturas e o processo de formação de professores. Esse programa tem dados excelentes resultados. A escolas têm nos comunicado, por exemplo, que houve aumento no desempenho do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica)”. Ainda de acordo com Maria do Carmo, somente o Pibid da Unicap alcança 4.300 estudantes em oito escolas públicas do Ensino Médio.

Enquanto a Fafire promovia a mesa sobre a área de Ciências Humanas, a Católica promovia uma mesa de Ciências Exatas e outra abrangendo a área de Linguagem e Educação Física. Um dos debatedores desta última foi o professor do curso de Letras Robson Telles. Ele defendeu o uso da Internet e dos smartphones como ferramentas auxiliares na formação dos futuros docentes.

Telles citou como exemplos os projetos Intertexto e Argumentagram, iniciativas  das escolas Luiz Delgado e Joaquim Nabuco, respectivamente, que estimulam a produção e interpretação de textos. “Se a gente utiliza a linguagem do jovem, a linguagem do aluno pela via de diálogo e não pela via da imposição a gente tem conquistas maravilhosas”.

Os impactos positivos do Pibid na área de Educação Física foram abordados pela Profª Drª Érica Suruagy, do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Durante a sua explanação, ela destacou que o Pibid está alinhado às metas do Plano Nacional de Educação (PNE), entre elas a de número 17 que trata da valorização dos profissionais do magistério.

Em outro momento da apresentação, Érica destacou a contribuição do Pibid para a grade curricular da licenciatura em Educação Física da UFRPE. “As experiências dos Pibdianos alteram qualitativamente a dinâmica curricular. Os alunos intervêm, trazem exemplos e são extremamente ativos”. A mesa teve a coordenação do Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques, da Licenciatura em História da Unicap, e contou com a presença da professora Socorro Valois, que representou a Pró-reitoria de Ensino e Graduação da UFRPE.

Já a mesa sobre Ciências Exatas teve a coordenação do Prof. Dr. Cristiano Cardoso, também da UFRPE. Entre as expositoras estava a Prof.ª Drª Flávia Marcatto, docente do Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajuba e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unifei. Ela apresentou os últimos dados do EducaCenso que trazem uma mostra entre os anos de 2008 a 2013. Entre os indicadores, a empregabilidade dos egressos. “Quarenta por cento (28.122) atuam como docentes da Educação Básica. Desses, 55,81% estavam em escolas públicas e 19,33% ocupavam cargos estáveis”.

O outro palestrante da mesa, Prof. Dr. Nilson Cardoso, da Universidade Estadual do Ceará, fez um contraponto ao Pibid. Ele destacou a crise política como elemento que tem interferido no programa. De acordo com ele, a instabilidade política e o agravamento econômico trazem arrocho para a Educação. Para Cardoso, a qualificação na formação do professor é fundamental para ajudar a reverter o atual quadro. “A grande mola mestra dessa transformação é o professor. Tudo se transforma na escola a partir do professor”.

Momento Cultural – Antes das palestras, a organização do evento promoveu apresentações culturais. No auditório G2, os convidados foram recebidos pelo grupo MPB Unicap. Já no auditório G1, alunos da Escola Estadual Barbosa Lima Sobrinho encenaram uma peça teatral sobre questões de gênero e sexualidade intitulada Preconceito é Não Amar.