Abertura da VI Jornada Comunitária tem palestra de Luciano Meira

Os impactos da transformação digital na relação ensino/aprendizagem foram tratados na principal palestra da programação da VI Jornada Comunitária, que tem como tema A Inovação na Educação: diálogo com a Escola 4.0. O Chief of Science and Innovation e sócio-fundador da Joy Street, Luciano Meira, foi o convidado para falar dos desafios da área para os professores e funcionários da Católica. O evento aconteceu no auditório G2.

A empresa faz parte do Porto Digital e usa arquitetura do mundo dos games para desenvolver plataformas e ambientes digitais de aprendizagem. Meira começou a explanação falando da relação do ambiente escolar com os jovens na atualidade. Ele apresentou dados de uma pesquisa elaborada pela McKinsey & Company sobre o engajamento dos alunos em instituições de ensino.

De acordo com Meira, os jovens estão mais interessados em aprender a partir das técnicas do One the Job Training. É o que apontam as perspectivas de cenário de aprendizagem desejado pelos jovens para o ensino superior. “A maioria quer um aprendizado com coisas conectadas ao mundo do trabalho e que resolvam problemas e demandas sociais relevantes”.

Em outro momento da explanação, Meira elencou o que ele chama de plataformas de aprendizagem que podem resultar em ações inovadoras no ambiente universitário: Lugares e Artefatos; Experiências Significativas; Pessoas e Relações; e Redes e Ecossistemas.  “A produção de sentidos é a máxima de uma experiência de aprendizagem”, disse ele. Sobre as relações interpessoais, Meira ressaltou a importância da participação das famílias no ambiente universitário. “É um agente importante na Educação, a maioria dos estudantes ainda mora com os pais”.

Na quarta plataforma, Meira aponta que o sucesso da inovação não está ligado a uma disrupção ou ações isoladas e sim a ideias desenvolvidas em rede. “A educação depende de instituições mais ou menos equilibradas. Você vai mudando gradualmente os formatos até que se catalise todos os agentes de inovação que vão fazer a transformação. Para isso acontecer, é preciso montar rede de ecossistemas para dar sustentabilidade à inovação”.