A Transição para a Sustentabilidade é tema de palestra na Católica

DSC_0293A Transição para a Sustentabilidade. Esse é o título do livro de Luiz Fernando Krieger Merico, que foi lançado na noite desta terça-feira (7), no Salão Receptivo da Unicap. Sua obra propõe uma reflexão sobre a atual relação entre os sistemas econômicos e sociais globais com a sustentabilidade e os impactos da ação humana no ecossistema terrestre. A cerimônia contou com uma apresentação dos integrantes do MPB Unicap: a cantora Surama Rheis (aluna do curso de História da Universidade) e Percy Marques (diretor do grupo) no violão. Em seguida, o autor realizou uma breve palestra, apresentando um resumo das teorias contidas em seu mais novo trabalho. O evento foi acompanhado pela turma do 4º período do curso de Biologia.

18777Doutor em Geografia pela USP e coordenador nacional da UICN no Brasil, Merico é o autor de “Economia e Sustentabilidade: o que é, como se faz”, que questiona as relações entre economia global referente à gestão do capital natural e os padrões de consumo, que caminham em direções contrárias à sustentabilidade, apresentando uma necessidade de revisão desse sistema socioeconômico, incentivando a criação de um contrato social que traria mudanças radicais na atual forma como o ser humano se relaciona com o ecossistema terrestre. Em seu novo livro, reafirma essas posições. Ao longo da palestra, reforçou o conteúdo de sua obra e relembrou a história do ambientalismo mundial, desde a Conferência de Estocolmo em 1972, até os dias atuais.

A publicação do livro foi feita em parceria com o Instituto Humanitas Unicap.