A resistência na prática profissional dos assistentes sociais foi tema de palestra na Unicap

O curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pernambuco realizou uma palestra sobre “A resistência na prática profissional dos assistentes sociais”. O evento, em comemoração ao Dia do Assistente Social, foi realizado no dia 17 de maio, no Anfiteatro do terceiro andar do bloco G4, teve como palestrantes convidadas, ex-alunas do curso.

professor Delânio e as palestrantes Raquel, Marília e Priscila

As palestrantes falaram sobre suas experiências durante a formação na Unicap e na sua atuação profissional, como assistentes sociais. Raquel Rodrigues apresentou suas experiências e dialogou com os demais colegas, alunos e professores da Unicap. Pontuou algumas reflexões a respeito do processo de formação, sobre a atuação profissional. Falou também sobre a resistência na prática profissional.

Priscila Santos falou da importância de ter conhecimento em momentos difíceis. “Resistir é necessário em tempos difíceis, ao qual estamos vivenciando. O conhecimento é o que faz  a diferença. Ter um diploma Unicap faz diferença em sua vida profissional, isto é fato. A base teórica é diferenciada! O compromisso é diferenciado. O acolhimento é diferenciado. Existe uma relação pessoal dos professores para os ‘alunxs’, e isto faz a diferença na nossa vida acadêmica. Quem tem o aprendizado, é diferenciado.”

“Para finalizar, faço um histórico sobre a luta das mulheres negras e que todas as minhas vitórias são coletivas, todos os diplomas que tenho são das mulheres negras que me antecederam: de minha mãe, de minha tia, de minha sobrinha, de meu sobrinho, das mulheres negras sem teto, das mulheres do conjunto habitacional que eu moro, das mulheres que me conhecem e que não me conhecem, e que leem a monografia no site da Católica e que sabem que uma ex-sem-teto passou por esta Universidade. Porque será como disseram de Marielle Franco: acharam que éramos flores, mais nós somos sementes. Obrigada”, concluiu a assistente social e ex-aluna Unicap, Priscila Santos.