A relação do digital com poesia e com a educação são tema de palestras de encerramento da XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários

As palestras foram no auditório D. Helder

As palestras que marcaram o encerramento da XX Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Católica, na noite desta quarta-feira (24), no auditório Dom Helder Camara, tiveram um ponto em comum: ambas abordaram a digitalização e Internet.

A primeira a falar foi a pesquisadora Carla Alexandre Barbosa. Ela atua na área de inovação e desenvolvimento de tecnologias voltadas à educação desde 2007, com projetos que envolvem metodologias ativas, desenvolvimento de games, softwares educativos e conteúdos curriculares para novas mídias.

Fabiana relatou como participou da criação da Plinks, uma plataforma digital que se utiliza de um game educacional. O projeto, desenvolvido desde 2013 em parceria com o Instituto Ayrton Senna na empresa Joy Street, incubada no Porto Digital, foi o seu objeto de pesquisa no mestrado.

Fabiana defendeu o alinhamento entre narrativas, psicologia escolar e pedagogia com a Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). “Este é o novo mercado para o profissional de Letras, que não pode mais ser só um usuário desse material didático-tecnológico e sim ser um produtor deles”.

Fabiana Câmara

A segunda palestrante foi a professora do curso de Letras da Unicap Fabiana Câmara Furtado. Ela tratou das representações do amor na poesia digital brasileira. No começo de sua explanação, Fabiana fez um breve panorama sobre as abordagens do amor nos movimentos literários Barroco, Parnasianismo e Modernismo citando alguns versos de escritores renomados.

O ponto principal da palestra foi como Zack Magiezi usa o Instagram para popularizar seus versos. O escritor paulista de 33 anos tem 985 mil seguidores na rede social. Nas imagens os versos sobre amor aparecem como se tivessem sido escritos com antigas máquinas de escrever, o que na visão de Fabiana estabelece uma ponte entre o passado e modernidade da era digital. “O amor nunca sai de moda, o que muda são as formas de representá-lo”, disse ela.