A fotografia na Copa foi o tema da tarde desta terça-feira na Semana de Jornalismo da Unicap

Renata Victor, Edvaldo Rodrigues e Rodrigo Lobo
Renata Victor, Edvaldo Rodrigues e Rodrigo Lobo.

A experiência de três copas do mundo e os desafios da profissão nesses meses que antecedem a Copa de 2014 foram os assuntos abordados  por dois dos maiores nomes do fotojornalismo esportivo em Pernambuco, na tarde deste segundo dia  da 9ª Semana de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, realizada na sala 510 do bloco A da Unicap. Estiveram presentes na plateia estudantes do curso de Jornalismo, professores, jornalistas e fotógrafos experientes, que acompanharam atentamente as histórias dos fotojornalistas Edvaldo Rodrigues e Rodrigo Lobo.

A mediadora do encontro foi a coordenadora do curso de Fotografia da Unicap, Renata Victor, que abriu o evento apresentando aquele que irá para a quarta cobertura de mundias, o repórter-fotográfico Edvaldo Rodrigues, do Diario de Pernambuco. Ele iniciou falando sobre a experiência de ter trabalhado nas copas da Espanha (1982), México (1986) e Itália (1990). Edvaldo, além de equipamentos de ponta, conta com a experiência de quem trabalha no ramo desde 1962, quando começou a registrar o mundo sob o olhar das lentes. Um dos fatos curiosos, contados por ele, aconteceu durante a Copa do Mundo realizada na Itália. “Cobrir a final de uma Copa do Mundo é muito complicado, por isso eu fiz um acordo com dois colegas de trabalho. Um era do Jornal do Commercio e outro do Estado de Minas. Ficou acordado que as nossas fotos seriam todas compartilhadas entre nós três. Mas deu uma confusão na saída e eles não conseguiram chegar na sala de imprensa a tempo. Terminou que eu tive de enviar o material para um jornal concorrente, que ligava insistentemente atrás das fotos. Confesso que foi a primeira vez que traí meu jornal”, falou ele, sendo acompanhado pelo riso dos presentes na plateia.

Rodrigo Lobo irá para a sua primeira cobertura em mundiais, mas já carrega consigo a experiência de mais de treze anos de profissão. O

Rodrigo Lobo

repórter-fotográfico do Jornal do Commercio falou sobre a diferença de se trabalhar com um equipamento da era analógica e os mais recentes com tecnologia digital. Ele mostrou as ferramentas que deverão ser utilizadas nas competições da Fifa. A plateia ficou espantada quando ele contou que o preço de apenas uma lente era de mais de 20 mil reais. Ele destacou ainda o processo de robotização pelo qual vem passando o trabalho do fotojornalista. “As câmeras hoje trabalham quase que sozinhas. Você pode instalar vários equipamentos espalhados pelo estádio e disparar todos com apenas um click. As grandes agências internacionais devem trazer o que existe de mais moderno em tecnologia fotográfica”, destacou Rodrigo. O encontro se encerrou com uma rodada de perguntas feitas pelo público presente.

PROGRAMAÇÃO:

7 de maio / terça-feira – Noite – 19h às 21h30
 Que resenha é essa? A crônica esportiva na Copa das Confederações e na Copa do Mundo
Rembrandt Jr. (TV Globo Nordeste)
Cabral Neto (Rádio Transamérica)
Maciel Jr. (Rádio Jornal do Commercio)
Mediador: Prof. Álvaro Filho

8 de maio / quarta-feira – Tarde – 14h às 17h
Em cima do lance: novas mídias, blogs e cobertura esportiva
Marcelo Cavalcanti (Blog do Torcedor)
Diego Pérez (Blog dos Bastidores na Copa de 2010)
Cassio Zirpoli (pernambuco.com)