Professores do Programa de Pós-graduação em História publicam livro

Por Bernardo Sampaio – estagiário de Jornalismo

Surgido de uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em História, o livro “História em Debate: Cultura, Intelectuais e Poder” reúnes recortes diversificados sobre a história brasileira. A obra é organizada pelos professores Hélder Remígio de Amorim, Flávio José Gomes Cabral, Tiago da Silva Cesar e Diogo Cunha.

Com prefácio escrito pelo historiador Paulo Knauss, Diretor do Museu Histórico Nacional desde 2015, o livro tem doze capítulos e está organizado em três partes: “cultura” com quatro capítulos; “intelectuais” com seis; e “poder” com dois. Cada capítulo é referente a um texto diferente de um ou mais autores. Por fim, é apresentado o currículo de todos os autores presentes no livro, sendo todos eles professores de programas de pós-graduação no Brasil ou no Exterior.

Dois historiadores internacionais fizeram parte do projeto. O professor Fançois Dosse, do Instituto de História do Tempo Presente, contribuiu com o texto “O imaginário social como motor da história em Ricœur e Castoriadis” para a seção “Cultura”. Já a professora Eve Elizabeth Buckley, da Universidade de Delaware, contribuiu com o texto “Engenheiros, agrônomos e as políticas das secas no sertão nordestino, 1919-1959” para a parte “intelectuais”. O livro já está disponível no site da Editora Appris.