Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem realiza primeiras bancas públicas de mestrado e doutorado via Internet

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu as primeiras bancas públicas da pós-graduação Stricto Sensu via Internet. Foram duas defesas do Programa de Ciências da Linguagem: uma de mestrado e outra de doutorado. As apresentações aconteceram nesta quinta-feira (26) com direito a convidados. Cada um assistiu de sua casa. A iniciativa tem amparo legal e está sendo chamada de Bancas Remotas Síncronas Mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Josemeire Caetano da Silva optou por fazer a defesa da dissertação por meio de uma chamada de vídeo em grupo de WhatsApp, que reuniu a orientadora Roberta Caiado e os professores Robson Teles (avaliador interno) e Ângela Valéria Alves de Lima (avaliadora externa). A escolha por essa tecnologia foi uma grande coincidência com o objeto de estudo em questão já que a pesquisa é intitulada Produção Textual em Meio Digital: reescrita de fics a partir das interações em grupo de Whatsapp.

“A pandemia pegou todo mundo de surpresa, eu já havia contactado meus alunos, ex-alunos, meus familiares do interior. No começo, eu fiquei triste porque queria defender presencialmente mas não foi possível. Mesmo assim, a banca aconteceu no horário previsto (9h da manhã). Preparei os slides e o processo todo foi muito positivo. Não tivemos problema com a Internet. Em outro celular, eu deixei presentes meus familiares e amigos”, conta Josemeire.

Ela faz questão ainda de ressaltar a dedicação dos professores neste momento especial. “Há todo um comprometimento da Unicap em acompanhar e em não deixar que os alunos se desmotivem. Houve todo um apoio pessoal e pedagógico dos professores”, ressalta.

Já a agora doutora Márcia Ivo Braz optou pela ferramenta Google Hangouts Meet. Ela defendeu a tese intitulada O Panorama das Contribuições da Terminologia para a Organização do Conhecimento: uma análise das teses e dissertações no Brasil a partir da Teoria da Complexidade. A defesa começou às 14h, durou cerca de três horas, e teve o Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra (orientador e
presidente da Banca), Francisco Madeiro Bernardino Junior (titular interno), Maria do Socorro
Silva de Aragão; Josete Marinho de Lucena; Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda e
Hélio Márcio Pajeú (titulares externas) entre os componentes da Banca Examinadora.

“Mantivemos o mesmo procedimento das defesas presenciais, conferindo o caráter público das defesas”, explica a coordenadora da pós-graduação Stricto Sensu da Unicap, Profª Drª Roberta Caiado. Vale destacar ainda que, de acordo com Roberta, uma portaria da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) suspende por 60 dias as defesas públicas presenciais em todo o Brasil devido à pandemia da Covid-19, mas permite que elas sejam feitas por meio remoto.

“A experiência foi maravilhosa! Não tivemos problema de Internet que funcionou super-bem”, conta Roberta. Ainda de acordo com ela, a expectativa é de que os demais Programas de Pós-graduação retomem as bancas a partir do final do próximo mês.