Museu de Arqueologia da Católica informatiza sistema de agendamento de visitas

O Laboratório e Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pela Professora Dra. Maria do Carmo de Caldas Dias Costa, acabou de informatizar seu sistema de agendamento de visitas ao Museu de Arqueologia.

Com o agendamento on line, os professores irão preencher um formulário, disponível no site do Museu ( no link Agende-se), no qual informarão seu nome, o nome da escola, seu email, o número de alunos, a série, se a escola é pública ou privada e escolherão o tema da aula que antecede a visita ao Museu. No formulário estará disponível um calendário indicando as datas livres para agendamento e os valores cobrados por aulas agendadas.

As mensagens recebidas serão analisadas pela coordenação do Laboratório e, em  até 72 horas, o professor será informado por email da confirmação da sua visita e do horário que deverá chegar ao Museu. O sistema enviará simultaneamente um email à Fasa Gráfica informando sobre o pagamento das aulas agendadas e à DMP, informando a necessidade de reserva de estacionamento para ônibus da escola visitante.

Com o novo sistema, as estatísticas acerca do perfil das escolas que visitam o Museu, o número de alunos visitantes, as aulas mais procuradas, o período de maior fluxo no Museu, serão feitas com maior rapidez e eficiência. Além disso, permitirá a geração de um banco de dados com os contatos de professores e escolas. A avaliação feita pelos professores durante as visitas alimentará um banco de dados que irá gerar relatórios mensais sobre o que dizem os visitantes acerca da duração da visita, qualidade do conteúdo exposto, adequação da linguagem ao grupo visitante, sugestões e críticas. “Esperamos com esta iniciativa melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à comunidade”, ressalta a professor Maria do Carmo.

O novo sistema foi idealizado e implantando pelo analista de sistemas Márcio Dias Costa, em um trabalho voluntário ao Laboratório de Arqueologia.

O endereço do Museu é Rua do Príncipe, 526, Boa Vista Bloco G, 1º andar, Sala 107 (entrada ao lado do Unibanco) Fone: 2119-4192