Palestra internacional marca início das atividades da Unicap-Icam

A arquiteta e designer francesa Valerie Bergeron proferiu uma palestra sobre inovação no fim da tarde desta sexta-feira (4), no recém-inaugurado Pavilhão Maker. O evento marcou o início das atividades da Unicap Icam International School, reunindo professores, alunos e o público interessado no tema. A atividade foi considerada a aula inaugural das novas pós-graduações em Gestão de Megaempreendimentos e Tecnologias do Design.

Pouco antes de Valerie falar, a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Católica, Profª Andrea Camara, e o assessor internacional da Reitoria da Unicap, Olivier du Bourblanc, apresentaram a parceria entre as duas instituições jesuítas. As coordenadoras Marta Rolim (Gestão de Megaempreendimentos) e Clarissa Duarte (Tec. do Design) também explicaram como vão funcionar os novos cursos.

Valerie é diretora da biblioteca da Materfad Barcelona, um centro tecnológico de desenvolvimento e criação de materiais. A instituição sem fins lucrativos existe desde 1903 e tem como objetivo a promoção da cultura criativa por meio de exposições, conferências, prêmios e eventos.

“Promovemos uma conexão entre indústria, centros de pesquisa e universidades. Nós defendemos a ideia de trabalhar os materiais desde o início dos projetos”, explicou Valerie falando em espanhol e sendo traduzida pelo professor de Tecnologias do Design, o colombiano Leonardo Castillo.

A Materfad elaborou um banco de dados com os mais diversos tipos de material e o acervo está disponível gratuitamente. A instituição também atua como consultoria e na formação para ajudar empresas a selecionar e aplicar novos materiais. Além da inovação, os valores e missão da instituição catalã levam consideração a sustentabilidade e o compromisso com o meio ambiente.

O Know-how da instituição possibilitou uma parceria com a Escuela Universitaria de Diseño e Ingeniería de Barcelona para a criação de um curso master em Diseño a través de Nuevos Materiales para “proporcionar um conhecimento prático e um domínio ativo dos novos materiais como agente de inovação e compreender suas funções atuais e futuras no designer, na sustentabilidade e na indústria”, dizia um trecho da apresentação da convidada. A Materfad tem centros afiliados em universidades do Chile, Colômbia, México e Portugal.

Os materiais desenvolvidos e catalogados pela Materfad têm aplicação na moda, objetos de decoração, construção civil, transporte e até em sistema de irrigação. Valerie citou vários exemplos como o de um salão de beleza que queria testar um material que não gerasse eletricidade estática (os famosos cabelos arrepiados).

Ela também contou sobre uma parceria com a prefeitura de Barcelona para a criação de uma parada de ônibus que reaproveitasse a energia mecânica do sobe e desce dos passageiros para iluminar os pontos e projetar informações num tipo de vidro. Outro projeto com o poder municipal de Barcelona cria materiais que mudam de cor de acordo com as condições do ar para informar a população sobre os níveis de poluição.

E como a proposta da Unicap-Icam é oferecer metodologias ativas em suas aulas, as atividades práticas não poderiam ficar de fora do evento. Valerie fez circular entre o público várias amostras de materiais. Um deles usado em capacetes de motociclistas apresentava flexibilidade de borracha mas em caso de colisão se tornava rígido para proteger a cabeça do usuário. Outro material era de uma cerâmica japonesa capaz de absorver odores de banheiro.

“Foi muito enriquecedor uma palestrante de fora e também ter esses esclarecimentos sobre o curso. Acredito que a proposta é realmente ativa, de a gente por a mão na massa e discutir o futuro da tecnologia do design”, disse Vinícius Lemos Santos, aluno de Tecnologias do Design.

Quem também aprovou o formato da palestra foi a concluinte do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap Bárbara Clares. “O evento teve um formato bem contemporâneo e aborda o que há de mais atual em arte, design e tecnologia. Algo que traz soluções muito necessárias para a sociedade. Essa abordagem é fundamental para trazer soluções para o nosso dia a dia”.