O suicídio em adultos e idosos foi tema de debate na Unicap

Na noite desta quinta-feira (19), em meio ao Setembro Amarelo, o psiquiatra e psicogeriatra Rodrigo Silva participou de uma palestra no auditório do CTCH, no primeiro andar do bloco B, com o tema “O suicídio em adultos e idosos”. A discussão foi uma iniciativa do Serviço de Intervenção Cognitivo Comportamental Unicap (SICC) e também teve como participante o professor do curso de Psicologia, Evandro de Lima.

O evento, que teve início às 19h e terminou às 20h30, foi em formato de roda de conversas, onde os convidados debateram com os alunos presentes sobre os tópicos abordados. “Mesmo na psicologia precisamos nos conscientizar sobre a importância de estar falando sobre suicídio, existem muitos tabus até para os próprios profissionais”, pontua Rodrigo Silva.

O SICC é um projeto de extensão, coordenado pela professora Suely Santana e vinculado à Clínica de Psicologia da Unicap, e tem como proposta oferecer serviços gratuitos de apoio psicológico para a comunidade acadêmica e externa à universidade a partir de 7 subprojetos iniciais. “A ideia é integrar alunos da graduação e pós-graduação”, declara Suely.

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 pelos Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O professor Evandro de Lima comenta: “Tem um mito que as pessoas acham que falar sobre suicídio é algo que não deve ser feito, no entanto isso deve ser quebrado e a importância de discutir esse tema é essencial para entender como ocorre e prevenir este fenômeno”.