VI Jornada Comunitária termina com missa de Santo Inácio de Loyola

A comunidade acadêmica se reuniu na Capela da Unicap, no fim da tarde desta sexta-feira (2), para a missa em homenagem a Santo Inácio de Loyola. A eucaristia marcou o encerramento da VI Jornada Comunitária, que teve como tema Inovação na Educação: diálogo com a escola 4.0. Durante a homilia, o Reitor Padre Pedro Rubens estabeleceu uma relação entre a temática e a trajetória do fundador da Companhia de Jesus falando da liberdade de escolha e da defesa da vida.

“A gente que encara como missão ensinar talvez tenha que aprender mais, e cada vez mais essa questão da aprendizagem vai colocar a gente dentro de uma relação diferente entre aquele que aprende e aquele que ensina de uma forma mais interativa, mais complexa, mais inovadora, o que assusta, mas ao mesmo tempo é rejuvenescedora”.

Em outro momento da homilia Padre falou do legado de Loyola a partir de uma escolha pessoal do santo que sonhou ser cavaleiro, mas que em uma batalha perdeu a perna, o que transformou sua vida para sempre. “Nessa encruzilhada ele teve que fazer uma opção por uma vida diferente. Mudou de rei, mudou de combate. O rei dele passou a ser Jesus Cristo, travando combates interiores e foi aí que ele nos deixou o legado da experiência do discernimento, que a gente poderia traduzir como a Pedagogia da Boa Decisão”.

Padre Pedro explicou ainda que essa Pedagogia consiste num exercício constante sempre aberto ao diferente o que, segundo ele, tem a ver como se recebe as novas gerações que chegam à Universidade a cada semestre. “As novas gerações são uma oportunidade de se fazer uma escolha pela vida”.

No final, ele conclamou a comunidade acadêmica a optar pelo que chamou de nova dinâmica de vida. “Que nós saibamos alimentar a alegria de viver e dar vida a essa comunidade universitária e poder dizer que a Unicap é a nossa cara”.