Santa Casa de Misericórdia do Recife apresenta nova unidade hospitalar

A nova unidade da Santa Casa de Misericórdia, batizada de Medicina Diagnóstica e Hospitalar Dom Lamartine, foi apresentada para convidados na tarde desta sexta-feira (31). O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, fez parte da mesa solene que marcou as bênçãos dadas pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

O complexo hospitalar foi instalado no prédio onde antes funcionava a parte administrativa da Santa Casa, na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. São dez consultórios, 28 leitos, um centro cirúrgico, ala de internação e estrutura de Day Clinic, que é quando o paciente passa um longo período fazendo vários exames. São 23 especialidades médicas e outras 16 na área diagnóstica.

O hospital é particular, mas sem fins lucrativos. Os preços estabelecidos estão bem abaixo dos praticados no mercado. “Aqui não se visa o lucro, aqui se visa uma medicina pura, tranquila com o objetivo de curar”, frisou o superintendente geral da Santa Casa, Dr. Raul Mariz. O novo serviço integra o complexo do Hospital Santo Amaro, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A Santa Casa mantem uma parceria muito próxima com essas instituições para que a gente possa conseguir, cada vez mais, oferecer ao nosso doente do SUS toda aquela ação de amor e prática de uma medicina decente”, disse Mariz. “Eu tenho imensa satisfação de dizer a todos vocês que a Santa Casa de Misericórdia, através do Hospital Santo Amaro, é hoje 100% Unicap”, destacou o superintendente.

A Unicap firmou convênio com a Santa Casa de Misericórdia para a criação dos cursos de Medicina e Enfermagem em 2014. A Santa Casa é uma das instituições utilizadas por alunos e professores para desenvolverem atividades práticas. O mesmo ocorre nos hospitais Maria Lucinda e Otávio de Freitas, e nas unidades de saúde da família em Olinda.

“O dia de hoje é um sinal no meio da crise, uma luz no dia nublado. Nada se anuncia de positivo no nosso país nas áreas da Saúde e da Educação. Então exatamente neste momento nós temos que ser persistentes e ter uma visão de esperança, abrir portas e janelas, encontrar saídas criativas à altura do Dom Lamartine”, disse Padre Pedro, em tom de gratidão, relembrando que a parceria com a Santa Casa possibilitou a criação do primeiro curso de Medicina oferecido por uma instituição jesuíta no Brasil.

O Arcebispo Dom Saburido, que é o presidente da Santa Casa de Misericórdia, também demonstrou estar feliz com a parceria com a Unicap. “Me alegro muito por ter tido essa ideia inicial”, disse ele ao se referir ao momento em que ofereceu o hospital como apoio para a Universidade. “Só temos a crescer ao caminhar de mãos dadas, ajudando-nos mutuamente e assim beneficiar a todos aqueles que mais precisam”, afirmou Dom Saburido.

“A expectativa é que a gente traga para cá os cursos de Fonoaudiologia e Fisioterapia”, contou o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) da Unicap, Prof. Dr. Luiz Vital, ao se referir à expectativa de novas parcerias com a Santa Casa de Misericórdia. Também representaram a Unicap na ocasião o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; o chefe de Gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino; e a professora do curso de Medicina, Drª Erideise Gurgel. A solenidade contou ainda com a presença da gerente geral de regulação da Secretaria de Saúde do Recife, Drª Mônica Lisboa.

Dom Lamartine – o novo complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia leva o nome do ex- bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife no período de Dom Helder Camara. Pernambucano da cidade de Bezerros, Lamartine nasceu em 27 de fevereiro de 1927 e faleceu em 18 de agosto de 1985 na capital alagoana, pouco depois de ser nomeado o sétimo Arcebispo de Maceió. Ele morreu vítima de câncer antes de assumir a arquidiocese.