Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação promove Fórum Sobre Propriedade Intelectual

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual foi marcado na Católica pela realização de um fórum temático promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. O evento reuniu pesquisadores da Universidade na tarde desta sexta-feira (26), no anfiteatro do bloco G4. Na ocasião, foram apresentadas algumas iniciativas da Unicap referentes à normatização de registros de patentes e de propriedade intelectual.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo, esta é uma demanda “antiga” da Universidade que vem sendo discutida já há algum tempo. Ela destacou ações da gestão da então coordenadora de Pesquisa, Profª Drª Edilene Queiroz, que em 2011 instituiu um grupo de trabalho (GT) para criação de procedimentos para registros de patentes.

Valdenice chamou a atenção ainda para o papel da propriedade intelectual “no encorajamento da inovação e criatividade”. Ainda segundo ela, os objetivos do fórum são mapear as ações dentro da Universidade e “refletir sobre a possibilidade de um Centro de Inovação Tecnológica”.

O conceito de propriedade intelectual apresentado pela Pró-reitora está relacionado ao registro de patentes, marcas, direitos autorais, de software ou indicação geográfica. “Objetiva garantir ao criador o reconhecimento, direitos e benefícios financeiros pelos seus feitos”, afirmou Valdenice que também mostrou dados históricos coletados da USP sobre o tema.

A primeira lei de propriedade intelectual surgiu antes mesmo de os portugueses ocuparem o território que se transformou no Brasil. A legislação da cidade de Veneza sobre este campo data de 1474. No entanto, o país foi o quarto do mundo a reconhecer a importância da pauta com uma legislação específica a partir da lei de propriedade industrial de 1996 e demais legislações federais.

Em outro momento do Fórum, os pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas, Anthony Lins e Dario Brito, apresentaram os cases de inovação fruto de pesquisas dos mestrandos. Um deles é o checador de notícias Verfic.ai. O app fez parte dos trabalhos de conclusão de curso da jornalista Alice Souza (além do aplicativo, ela elaborou uma dissertação).

O trabalho rendeu dois artigos acadêmicos submetidos a publicações Qualis B1; outro publicado em revista Qualis B2; além de onze matérias jornalísticas, participação em seis eventos e incubação no Porto Social. O potencial inovador do produto vem chamando a atenção de players do mercado que já procuraram a Unicap para conversar sobre o desenvolvimento da plataforma.

Dario e Anthony também são orientadores do projeto H.U.G.O (Hacking User Geoposition Opportunities) de autoria de Denny Anderson Farias Costa. “O App faz uma espécie de curadoria de conteúdo com base nos hábitos, comportamentos e geolocalização do consumidor”, disse Dario.

Ele explicou ainda que foi feita uma simulação no próprio campus. “A gente espalhou dentro da Universidade vários spots, disponibilizamos o aplicativo para usuários anônimos utilizarem e verem que tipo de conteúdo eles receberiam ao passar por determinado ponto. Por exemplo, a Livraria SBS foi um ponto, então todas as notícias relacionadas à cultura surgiam ali quando você passava”.

Ao final do Fórum, os participantes concordaram com a proposta de montar um GT visando a criação de um Centro de Inovação Tecnológica que possa dar um suporte e orientação aos pesquisadores para normatizar os procedimentos de patentes e de propriedade intelectual.