O Exame de Consciência na Tradição Inaciana é tema de conferência de Padre Scott Brodeur

Alunos e professores dos cursos de Teologia e Filosofia participaram, na tarde desta quinta-feira (25), no auditório G1, da segunda conferência proferida pelo Prof. Dr. Pe. Scott Brodeur, da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ele falou sobre O Exame de Consciência na Tradição Inaciana. O Jesuíta apresentou uma visão geral de artigos e livros em inglês sobre o assunto.

Os métodos e as orações propriamente foram desenvolvidas a partir dos Exercícios Espirituais criados por Loyola. “Segundo Santo Inácio, o exame de consciência constitui um momento essencial de autorreflexão para começar o longo retiro”. Ainda segundo Brodeur, as orações que compõem o Exame da Consciência (também chamado de Exame Inaciano, Discernimento da Consciência ou Exame de Afetos) podem ser praticadas também por religiosos e leigos.

“Em nossa Igreja globalizada, podemos prontamente convidar que é essencial para os jesuítas de toda parte, de Norte a Sul, que continuem a expandir e aprofundar sua colaboração em questões significativas, especialmente aquelas relacionadas à nossa oração compartilhada e à nossa espiritualidade contemplativa na ação”.

Durante a conferência, Brodeur apresentou as colaborações de outros Jesuítas aos Exames, a exemplo de Aschenbrenner, Tetlow e Thibedeaux. Ele concluiu a explanação apresentando a sua própria abordagem a esta prática espiritual “vivificante”. Os cinco pontos da oração estão reproduzidos nas imagens dos slides abaixo. Os textos de todas as conferências proferidas por Padre Scott serão reunidos num e-book a ser produzido pelo Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).

A conferência de hoje (24) foi proferida em inglês, sendo a versão em português traduzida pelo diretor do CTCH, Prof. Dr. Danilo Vaz, projetada no telão e monitores do auditório. A mesa foi composta pelo Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; e pelos coordenadores dos cursos de Teologia (Prof. Dr. Sérgio Sezino – graduação – e Cláudio Vianney – mestrado) e Filosofia (Prof. Dr. Padre José Marcos).