Unicap e Programa Magis oferecem Exercícios Espirituais para Jovens e Universitários em Olinda

A Semana Santa começou de uma maneira especial na Unicap, nos dias 12, 13 e 14 de abril, mais de 30 pessoas participaram da “Experiência Humana e Espiritual para Jovens e Universitários” promovida pelo Instituto Humanitas – Unicap, em parceria com o Programa Magis Brasil de Juventudes e Vocações (https://magisbrasil.com/)

Essa atividade, que ocorreu no Convento dos Franciscanos, em Olinda, é uma adaptação dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola para o público jovem e para universitários. Nesse peregrinar, em busca de uma maior profundidade espiritual, os jovens que participaram da primeira e terceira etapa, de um total de cinco etapas, puderam ter um momento para cuidar de si e olhar a sua relação com o outro, com Deus e com a sociedade. Para Jair Henrique, aluno do curso de Física “A experiência foi confortante, com ela aprendi a silenciar, a dar atenção à oração e se concentrar”, já para Laura Barbosa da Silva, estudante do curso de fisioterapia “Os exercícios espirituais ajudaram a fortalecer minha relação com meu Eu e com Deus de forma mais leve e especial. Foi um aprendizado sobre como vemos e sentimos a presença D’ele e como isso nos impacta de forma positiva. Me sinto mais conectada e envolvida. ”

Para João Elton de Jesus, colaborador do Instituto Humanitas, que organiza a atividade junto com Pe. André Araújo, SJ, “Os Exercícios Espirituais é um espaço privilegiado de oração, reflexão e partilha em meio à correria que os jovens universitários vivem em seu cotidiano. Essa edição foi muito especial pois possibilitou aos participantes se prepararem para a Semana Santa, já que o retiro terminou com a celebração do Domingo de Ramos”.

Segundo Katheryne Ribeiro Vieira, aluna da UFPE, “a terceira etapa foi uma experiência de Paz, de ordenar diversos aspectos da minha vida e de cultivo da minha espiritualidade”. Além de alunos da Unicap, também participaram estudantes de outras Instituições de Ensino como da UFPE e UFPB de modo que a Católica vai se firmando como uma referência na realização dos Exercícios Espirituais para universitários. Dessa maneira, nessa edição, a equipe  de organização dos Exercícios foi ampliada, além de Karoline Menezes, colaboradora do Instituto Humanitas que ajudou na animação da missa e na execução dos mantras da celebração das Luzes, que ocorre no sábado à noite, também ajudaram nos acompanhamentos individuais dois jovens do Espaço Magis Pernambuco, Degles Siqueira e Natália Valença, e o casal Roseane Carapeba e Isnard Silva, que atuam no Santuário de Fátima e também participam do Grupo de oração e partilha inaciana, promovido pela Unicap.

Nesse sentido, assumindo o compromisso de colaborar com o aprofundamento espiritual da comunidade acadêmica, serão oferecidas diversas atividades ainda esse mês, tal como o Espaço Ecumênico “Ser Mais: Espiritualidade e Saúde Integral” que ocorre mensalmente; o “Círculos Magis”, em parceria com o Espaço Magis Pernambuco, com a temática “Ser Mais Livre”, que ocorrerá no próximo sábado dia 27/04 e a próxima edição da “Experiência Humana e Espiritual” que começa no dia 31/05. As inscrições para essas atividades e outros eventos podem ser feitas no site do IHU www.unicap.br/ihu.