Boletim Unicap

Especialização em Gerontologia da Católica realiza evento sobre o Dia Internacional da Pessoa Idosa

 

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio da sua Especialização em Gerontologia, realizou nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, nos Auditórios G1 e G2, no primeiro nadar do bloco G, o evento “Dia Internacional da Pessoa Idosa 2018”. O encontro, que contou com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife e da Gerência da Pessoa Idosa, teve entrada grátis e foi sucesso de público lotando os dois maiores auditórios da Universidade, aproximadamente 500 participantes. A data é comemorada no dia 1º de outubro.

A programação contemplou palestras durante à manhã. Às 9h, o médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Regional de Pernambuco, Marcelo Cabral, realizou palestra sobre “Viver a velhice com mais saúde”. Às 10h, o terapeuta ocupacional, Antônio Rodrigues, falou sobre “Viver a velhice com mais saúde mental”. Às 10h30, a promotora de justiça, Luciana Dantas, abordou o tema “Viver a velhice com mais garantia e direitos”, em seguida, houve um intervalo onde foi servido um lanche para os participantes do encontro. Às 11h, a mestra em Ciência da Religião, Linda Mey, falou sobre “Viver a velhice com mais espiritualidade”. Às 11h30, o especialista em gerontologia, Juracy Gutierrez, abordou “Viver a velhice e aproveitar mais a vida”. À tarde, foi exibido o filme Alguém tem que ceder” e depois da sessão de cinema, houve o corte do bolo “Vivas para a velhice”.

Segundo a coordenadora do evento e da Especialização em Gerontologia, professora Cirlene Silva, o objetivo foi trabalhar temas para melhorar a qualidade de vida do idoso. “A Universidade oferece, através do curso de Especialização em Gerontologia, muitas atividades para os idosos, como o que estamos realizando hoje, o Dia Internacional da Pessoa Idosa; o Momento Gerontológico, e o Cine Legalmente Pessoa Idosa. Nosso trabalho é sempre informar, cada vez mais, as pessoas idosas, para que elas possam, a partir, daquele conhecimento adquirido nas palestras, nos momentos que são oferecidos para elas refletirem e melhorarem a qualidade de vida. Viverem mais com mais tempo, ganharem mais vida para os anos vividos”, destacou a professora Cirlene Silva.

Para os alunos da Especialização em Gerontologia, a coordenadora do curso destacou a questão da prática no contato, na interação e no corpo a corpo com o Idoso, que segundo ela, é muito importante para a formação deles.

Já para a Universidade Católica de Pernambuco, que recentemente conquistou o reconhecimento à sua Excelência Acadêmica com a nota máxima do MEC, na semana em que completou seus 75 anos, a professora Cirlene Silva ressaltou a importância da dela junto a esse público. “Muito importante para a nossa Universidade, muitos idosos já deram depoimento dizendo que a Unicap é a única Universidade, aqui em Pernambuco, que é amiga da pessoa idosa e que promove eventos contínuos para eles. A Católica é pioneira em oferecer serviços de atenção à pessoa idosa aqui no Estado. Nós temos o Fórum sobre Questões do Envelhecimento, coordenado pelo professor João Luiz, com a nossa ajuda; temos o Cine Legalmente Pessoa Idosa; o Momento Gerontológico; temos o Dia Internacional da Pessoa Idosa; tivemos o Fórum sobre questões de violência contra a pessoa idosa, no dia 15 de junho; teremos uma audiência pública em benefício do idoso, no dia 10 de outubro, e vamos ter outro Fórum sobre Intergeracionalidade, no dia 30 de outubro. A Universidade está muito envolvida em buscar melhorar a qualidade de vida desse idoso, sempre. Parabéns para a Universidade Católica de Pernambuco, pioneira no Estado em serviços de atendimento ao idoso”, felicita a coordenadora do evento.

Além de todos esses eventos, A Universidade Católica, através da Especialização de Gerontologia, juntamente com a Graduação em Psicologia, criou o Serviço de Atenção ao Idoso – SAI, um serviço de atendimento psicológico oferecido às pessoas idosas. É um serviço diferenciado porque é feito por psicólogos especialistas em gerontologia, que fizeram a Especialização em Gerontologia e, também, com quem está concluindo a segunda turma do curso. Todos habilitados para atender às pessoas idosas. O serviço funciona com atendimento individual e em grupo. “Os alunos da primeira turma da Especialização em Gerontologia estão super envolvidos na causa, mesmo tendo concluído o curso, juntamente com os alunos da segunda turma, que está em curso. Parabéns para a Universidade que têm alunos tão comprometidos com a causa da velhice”, finaliza a professora Cirlene Silva.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário