Liceu Nóbrega passa a integrar o Programa de Escolas Associadas da Unesco

Professoras Betânia (roupa escura) e Zélia

A diretora e a vice-diretora do Colégio Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, professoras Zélia Correia e Betânia Cordeiro, respectivamente, participaram do Encontro Nacional da Rede do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA-Unesco), em Salvador, na Bahia, realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2019. No encontro, que teve como tema “Inovação pedagógica: transformar a escola para mudar o futuro”, as representantes do Liceu Nóbrega receberam a certificação do colégio como membro da rede mundial das Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco.

Para integrar a Rede PEA-Unesco, a escola deve respeitar os valores e princípios da Unesco e executar um conjunto de tarefas para exibir e manter o seu estatuto de membro. A Rede PEA trabalha temas alinhados à sua missão e objetivos, no contexto da Agenda 2030, incluindo as áreas de ação: cidadania global, da cultura de paz e de não à violência; o desenvolvimento sustentável e de estilos de vida sustentáveis; a aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural e do patrimônio.

O Liceu Nóbrega cumpriu as exigências, conquistando seu lugar como Membro das Escolas Associadas da Unesco e, a partir de agora, passará a exibir, em seu campus, a placa deste seleto grupo.

Para a diretora do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, professora Zélia Correia, integrar a Rede PEA de Escolas Associadas à Unesco, que tem 182 países participantes, 11 mil escolas no mundo inteiro, 42 mil professores, 550 mil alunos, e no Brasil conta com 583 escolas, sendo 256 escolas públicas, é motivo de orgulho. “Fazer parte dessa Rede significa trocar experiências, ideias, conhecimentos e boas práticas, não só em nível regional, em nível local e em nível planetário. Atendendo, de certa forma, aos quatro pilares postos para educação, que são: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a ser e aprender a conviver. As questões macro, como a gente chama, como Desenvolvimento Sustentável, Conservação Ambiental, Preservação do Patrimônio, Novas Tecnologias, Direitos Humanos são temas que vão oportunizar ao nosso aluno uma formação cidadã. Eles vão aprender a colaborar, compartilhar, criar, comunicar e pensar criticamente. O que nos desejamos é uma formação de qualidade que de fato prepare esse homem criticamente para conviver nesse mundo moderno”, explicou.