Conferência Fides Et Ratio proferida pelo Bispo de Palmares marca encerramento da 39ª Semana de Filosofia

A Conferência do Bispo de Palmares, Dom Henrique Soares da Costa, intitulada Fides e Et Ratio marcou o encerramento da 39ª Semana de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco. O evento realizado em parceria com o Instituto Humanitas Unicap marcou também a conclusão do colóquio de mesmo nome no qual os alunos dos cursos de Teologia e Filosofia passaram um ano desenvolvendo estudos sobre o tema.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; pelo diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Prof. Dr. Danilo Vaz; pelo coordenador do curso de Filosofia, Prof. MsC. Padre José Marcos Gomes de Luna; e pelo coordenador Pastoral arquidiocesano, Padre Josenildo Tavares.

O Reitor da Unicap, Prof.Dr. Padre Pedro Rubens deu as boas vindas ao público. Durante a sua saudação, Padre Pedro relembrou o papel da Universidade na formação dos agentes pastorais da Igreja. Citando  a Constituição Apostólica do Sumo Pontífice João Paulo II, ele ressaltou a importância do diálogo entre a Teologia e a Filosofia, a fé e a razão.

“É importante a gente aprofundar a fé porque os desafios contemporâneos não são pequenos. A gente não pode ter medo de nenhum tema. A história do Cristianismo e a longa história da Fé x Razão nos dá coragem para enfrentar e debater com profundidade todo e qualquer tema de sociedade”. Ao final de sua fala, Padre Pedro entregou um azulejo com a inscrição de uma réplica da Cruz Sagrada presente na Capela da Universidade como forma de agradecimento pela presença de Dom Henrique.

O título da conferência não foi ao acaso. Trata-se do nome de uma encíclica escrita por João Paulo II que debate questões sobre Fé e Razão. Dom Henrique falou sobre alguns pontos do documento papal a partir de dois pontos principais: Como o Papa viu a crise da razão ao longo do tempo e como ele responde a esse questionamento. Dom Henrique defende que Fé e Razão devem caminhar juntas. “A Fide Et Ratio é a Carta Magna da inteligência cristã sobre a fé e suas relações com a razão. Para um curso de Filosofia, como o de vocês, radicado numa universidade católica, a Fides Et Ratio é nada mais nada menos que a norma”.

Ainda durante a sua explanação, Dom Henrique falou sobre a crise da razão na Idade Média, o estado de racionalismo do Século 18 e da perda de espaço da Filosofia do Ser. “A Filosofia não pode fugir desse objetivo: colocar a questão do Ser e do Existir e esboçar uma resposta. Essa Filosofia que deve ser isso terminou reduzida a um estudo do conhecimento humano. A Filosofia que era prioritariamente Filosofia do Ser, que iluminava o ser, o sentido, o agir termina como Filosofia do Conhecimento, a Filosofia das Ciências, uma Epistemologia”.

Em outro trecho, Dom Henrique fez uma análise do estado da razão atual. “Que percurso triste, a razão adolescente da Baixa Idade Média, que pensou o homem fechado em si, tornou-se razão soberba na modernidade e agora é razão deprimida e cínica na pós-modernidade. Essa é a situação com a qual o Papa João Paulo II quis se deparar.  E com muita lucidez ele procura, não somente traçar,o quadro da realidade mas tentar, além do diagnóstico, uma resposta”.

Ainda segundo Dom Henrique, a encíclica propõe a resposta a partir do vigor da razão e da autonomia da mesma. Busca, a partir de princípios antropológicos, um compromisso com a realidade metafísica. “Sem uma abertura para o absoluto, sem uma abertura para a transcendência, qual é o fundamento para dignidade humana? Vejam a importância de uma postura metafísica e filosófica. Imaginem a contribuição fecunda para se pensar hoje o Ser, o sentido da vida, a economia global e seus valores, a questão ecológica, a questão da sexualidade nas suas questões objetivas e subjetivas, a família, o pluralismo cultural, a dignidade do homem e da pessoa, as possibilidades e limites da ciência e da técnica. Uma postura metafísica ajudaria tanto”.