Lançada na Unicap coleção Teses e Dissertações do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião

Um clima descontraído e de celebração marcou o lançamento da coleção Teses e Dissertações do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Unicap. O lançamento aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (5), no auditório Dom Helder Camara. A coletânea formada por treze livros reúne textos produzidos a partir de dissertações de duas turmas de mestres formados pelo PPGCR. Os prefácios foram escritos pelos professores orientadores das pesquisas.

O Prof. Dr. Newton Cabral e Percy Marques, do MPB Unicap, receberam o público ao som de samba. Na sequência, foi a vez da coordenadora do Programa, Profª Drª Zuleica Dantas, dar as boas vindas aos convidados e os autores. Os livros estabelecem um diálogo entre as Ciências da Religião e a Antropologia, Arte (música), Doutrina Social da Igreja Católica Romana, Educação, Filosofia, Hibridismo Religioso, História e Política. Cada uma das treze obras foi apresentada por uma das autoras, Jussara Rocha Kouryh, que escreveu Em Nome do Pai: a negação de crenças.

Ela articulou o projeto junto aos colegas, à Editora Bagaço e ao próprio PPGCR que aprovou a iniciativa em decisão colegiada. “Foi todo um percurso de construção coletiva. A gente entende que essa coleção tem de estar à disposição do público, tem de romper os muros da academia porque compreendemos que a nossa escrita, científica ou não, seja ela qual for, só faz sentido se ela provocar a troca de saberes. Não é um saber para nós, mas é um saber que a gente pode e deve colocar a disposição dos outros”.Com mais de 30 anos de carreira, Jussara já publicou mais de 40 livros pela Editora Bagaço sobre literatura infantil, romance, história e poesia.

Jussara contou também que a coleção já esta tendo repercussão internacional. Segundo ela, o livro Mulheres no Altar: A experiência das “Irmãs Vigárias” em Nísia Floresta (RN), de autoria de Luzia Valladão Ferreira, será entregue pessoalmente ao Papa Francisco. “Luzia é amiga de vários bispos, inclusive de um que terá audiência com o Papa. Então esse livro vai ser entregue na mão do Papa Francisco”, disse ela ao citar que uma das personagens do livro foi a primeira mulher autorizada pelo Pontífice “para distribuir eucaristia no mundo”.

O evento foi prestigiado pelo Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega; pelo Pró-reitor Comunitário, Prof. Dr. Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne; pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; e pelo Reitor, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens. Ao final ele agradeceu e parabenizou a iniciativa.

“Na nossa Universidade não há a obrigação de publicação para que a pessoa receba o título de mestre ou doutor. Exatamente porque não é uma obrigação, esse evento se torna ainda mais importante. Ele não é fruto forçado, mas é uma publicação que se concretiza como ato de liberdade e de uma emergência de uma produção. Essa não-exigência da Universidade agrega ainda mais valor a este evento”. Ao final, foram entregues coleções ao próprio PPGCR e à Biblioteca da Universidade, que foi representada pela sua diretora Jaíse Leão.

Próximos lançamentos – A coleção será lançada também em outras capitais do Nordeste a exemplo de João Pessoa, Natal e Maceió em data a ser definida e nas cidades pernambucanas de Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Ipojuca e Palmares. Os livros também foram apresentados na III Feira de Literatura Independente da Cidade de Moreno e no 1º Festival de Literatura do Sertão do São Francisco (Flisertão). Ainda serão lançados  na IV Fenelivros (19 a 23 de setembro) e na Feira Literária de Porto de Galinhas (Flipo, de 27 a 30 de setembro).