Curso de Ciência da Computação recebe visita de pesquisador da Universidade Nova de Lisboa

Os professores do curso de Ciência da Computação estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (22), com o pesquisador João Araujo. Ele é pesquisador da Universidade Nova de Lisboa e veio fazer uma vista a Unicap com a intenção de estabelecer possíveis parcerias na área de pesquisa. João é orientador de doutorado do professor do curso, Fernando Wanderley.

O docente da universidade portuguesa é recifense. Suas pesquisas ganharam reconhecimento internacional em Engenharia de Software, área que ele pesquisa desde 1996. Um dos artigos escritos por ele conquistou o título de Most Influencial Paper por ser o artigo mais citado num período de dez anos (2003-2013). No ano seguinte, conquistou o prêmio de Melhor Artigo da Conference on Advanced Information Systems Engineering.

Ele falou sobre as impressões que teve da Unicap. “Na verdade, são as minhas segundas impressões (brincou). Dei algumas aulas durante o mestrado como convidado. O ambiente da Católica é sempre muito agradável e hospitaleiras. Estamos sempre abertos a parcerias. O grupo daqui é bastante batalhador, tem um bom nível de pesquisa”.

Na ocasião, o Prof. Dr. Francisco Madeiro apresentou alguns trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Unicap. A reunião contou ainda com a presença do coordenador do curso, Prof. MSc. Márcio Bueno e do aluno Matheus Marinho, que vai apresentar artigo científico em Portugal mês que vem. “A ideia desse encontro é buscar interseções entre as pesquisas de Engenharia de Software da Universidade Nova de Lisboa e de Inteligência Artificial daqui da Unicap para formalizar possíveis colaborações internacionais”, explicou Fernando Wanderley.