Alunos de Medicina apresentam trabalhos em Congresso realizado na USP

Os alunos do curso de Medicina da Católica tiveram uma importante participação no XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Cardiovascular (Sobrice 2018) . Seis estudantes submeteram quatro trabalhos na área de Neuro-intervencionismo. Todos foram aprovados para apresentação de banners. O evento aconteceu na Faculdade de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (USP) nos últimos dias 9 e 11 de agosto.

Ao centro, Dr. José Laércio.

O grupo de alunos faz parte da Liga de Neurocirurgia, um projeto de Extensão vinculado ao curso da Católica, mas que também conta com a participação de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior. O presidente da Liga, o aluno da Unicap Rodolfo Campos, explicou que o convite para a submissão e participação no evento surgiu a partir de uma palestra proferida pelo neurocirurgião intervencionista Dr. José Laércio da Silva. “Firmamos ainda uma parceria com o Dr. Bruno Mota, da Angiorad (clínica de radiologia)”. O preceptor da Liga é o Prof. Dr. Davi Plácido Lopes.

Ainda de acordo com Rodolfo, a Unicap era a única instituição de ensino particular a ter trabalhos aprovados no Congresso. “Foi uma experiência ótima para o nosso amadurecimento durante a vida acadêmica. Foi bom também para fazer network. Estávamos entre as melhores universidades do Brasil, a maioria dos trabalhos era da USP, da Fuvest, da Universidade Federal de Minas Gerais, do AC Camargo. Havia também muitos centros de referência em residência e especialização em Radiologia e Neurorradiologia”, disse o aluno do 8º período. Veja na foto ao lado, os títulos dos trabalhos apresentados.

Os autores e co-autores (incluindo alunos de outras IES que fazem parte da Liga da Unicap) dos trabalhos apresentados no Sobrice 2018 foram Allende Davino, André Telles, Arthur Burgos, Bianca Zírpoli, Caio Alves, Douglas Farias, Élida Rêgo, Ellen Dyana, Rodolfo Campos, Larissa Melo, Pedro Reis, Renan Hazin, Sarah Dantas, Suelen Silva (Unicap), Manuela Wanderley (FPS) e Rubem Sampaio (Uninassau).

Próximo evento – A Liga de Neurocirurgia dos alunos de Medicina da Católica está preparando o III Simpósio da área, que está prevista para acontecer no mês de novembro e “marca o início do processo seletivo de ingresso de novos alunos na Liga”, disse Rodolfo. Ele também mencionou que a Liga está programando ações de Extensão na área de neuroanatomia. Ainda de acordo com Rodolfo, os alunos que participam da Liga estão atuando no Ambulatório de Neurocirurgia e Cirurgias Eletivas do Hospital Getúlio Vargas e nas Emergências Neurocirúrgica (Trauma) e Neurológica do Hospital da Restauração.