Seminário internacional no Recife debate bloco sul-americano

Fotos por Izabel Fontes

Embaixadores, professores, jornalistas e estudantes estiveram presentes quinta-feira (19) no auditório G1 da Unicap para a abertura do Seminário Internacional “Novos Caminhos para a Integração Regional: o Projeto Unasul. O evento trouxe uma reflexão sobre o novo bloco, criado em 2008, que congrega 12 países da América do Sul.

O seminário foi organizado pela Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha. A instituição possui escritórios em cerca de 70 países, e no Brasil está representada no Rio de Janeiro e em Fortaleza. A abertura do encontro contou com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, do assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Católica, professor Thales Castro, do professor Francisco Carlos Teixeira, da UFRJ, e dos embaixadores José Botafogo, do Itamaraty, e João José Soares Pacheco, chefe da Delegação da União Europeia no Brasil.

Em seu pronunciamento de abertura, Padre Pedro ressaltou a importância do seminário para reforçar a criação da Cátedra Konrad Adeauer em setembro. Ele citou também os valores de paz defendidos pela Católica. “Que o voo da Asa Branca traga não só esperança e vivacidade, mas a coragem e determinação de uma cultura de paz entre os povos”, disse o Reitor.

O representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, Peter Fischer-Bollin, lembrou que o país tem papel cada vez maior no cenário mundial. Na opinião dele, é importante que o debate em torno da Unasul não fique restrito às elites políticas. “É preciso sair dos centros tradicionais de poder”, declarou.

O seminário Novos Caminhos para a Integração Regional prosseguiu na sexta-feira (20), no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.