Olinda recebe ações do VOU!

Com informações do coordenador do VOU! João Elton de Jesus

Em vez de passistas de frevo e troças carnavalescas, as ruas de Olinda foram invadidas por muita demonstração de amizade, companheirismo e solidariedade. É o projeto Voluntariado Universitário (VOU!), fruto de uma parceria entre o Programa Magis Brasil e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, confiada aos Jesuítas, no bairro de Águas Compridas.

Durante uma semana, alunos da Unicap, da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba realizaram diversas atividades recreativas e educacionais com crianças em situação de vulnerabilidade da comunidade Arca de Noé, localizada na periferia de Olinda.

“O VOU foi uma das melhores experiências da minha vida. Sentir a comunidade e ver a realidade das pessoas de perto foi muito impactante. Percebemos que a alegria pode surgir de gestos simples e, desse modo, aprendemos a dar valor a isso. Olhar para o outro é o pontapé inicial para melhorar a nossa vida e a de pessoas ao nosso redor”, disse Adrielly, aluna do curso de Letras da Unicap.

Norteada pela pedagogia Inaciana, o VOU! Proporciona imersão dos voluntários nas comunidades. De acordo com o coordenador do projeto, João Elton de Jesus, o programa cumpre a sua missão de aproximar as universidades da cidade, “principalmente de localidades periféricas, onde os serviços e os direitos das pessoas demoram para chegar”.

Para a aluna do curso de Psicologia da Católica, Juliana Oliveira, a simplicidade dos gestos e atividades é suficiente para proporcionar mais alegria a quem não tem direitos básicos respeitados. “O humanismo é aflorado através do choque de realidades. O sorriso de uma criança por um simples d

esenho numa folha de papel, um simples barquinho, ou uma pintura no rosto é impagável. A cada ato de carinho seu, elas mostram uma confiança que se enxerga no olhar de cada uma delas. O VOU! te ensina diretamente que um pouco de amor pode fazer a diferença”.

As atividades também contaram com oficinas e momentos de reflexão. “O VOU foi para mim uma experiência incrível. Os momentos em grupo, as partilhas, a vivência com as crianças, tudo foi incrível.  Estar no VOU! foi uma das melhores experiências que vivi. Já sinto saudades. Aprendi que se precisa de tão pouco para se estar bem e feliz. Fiz novas amizades. Me choquei com algumas coisas”, relata a estudante de Medicina da UPE Maria Vitória.

Já o aluno do curso de Administração da Unicap, Wanderson Martins, o sentimento é de gratidão. “Diante de um compilado de sentimentos, o que mais se sobressai é a gratidão. Sou grato por ter compartilhado momentos de afeto e generosidade com esses seres responsáveis pelo amanhã”. O grupo fez um vídeo que mostra um pouco mais dessa ação do VOU! (confira logo abaixo).

João Elton destaca que a participação no VOU! Não se restringe ao período das férias e que é possível participar de outras ações ao longo do ano. “Todo primeiro sábado do mês, os voluntários continuam o trabalho realizado nas férias e realizam atividades com as crianças e com a comunidade, comprometendo-se ainda mais com essas pessoas”.

Saiba mais sobre o VOU! Acesse www.unicap.br/vou.