Curso de Publicidade e Propaganda realiza 16º Pavilhão Sonoro

O spot acima foi um dos vencedores da 16ª edição do Pavilhão Sonoro, festival de spots e jingles do curso de Publicidade e Propaganda da Unicap. O evento é parte da disciplina Produção de Áudio e foi realizado na última sexta (8), na sala 510 do Bloco A.

Foto: Naize Cristina

“Os alunos do 6º período passam o semestre inteiro nessa produção. No primeiro momento do semestre há o aporte teórico e, no segundo momento, os alunos vão para o estúdio de rádio fazer a produção de tudo o que eles estudaram. Eles cantam, eles compõem a letra e eles produzem a melodia”, explicou a professora Elisa Barreto, “E, no final de toda essa produção, a gente faz o Pavilhão Sonoro, trazendo uma banca especializada nessa área de produção de áudio para selecionar as três melhores categorias de spots e as três melhores de jingles. No jingle a gente tem duas modalidades: composição – que os próprios alunos compõem a melodia dentro do conceito que eles aprendem na sala – e paródia”.

As estudantes Júlia, Ana Maria, Beatriz e Maria Eduarda integraram um dos grupos vencedores do Pavilhão nas duas categorias. “Gostei muito de participar. Tive vários aprendizados em conhecimento de música e de como produzir” contou Ana Maria. Para Beatriz Oliveira “é muito bom saber articular as palavras junto com a melodia. É muito difícil e a gente conseguiu”. Já Maria Eduarda contou como foi o processo de criação e produção dos trabalhos feitos: “Todas as terças e sextas ficávamos no estúdio de rádio montando os textos, os spots e os jingles. A gente finalizou tudo e hoje, no Pavilhão Sonoro, a turma está competindo entre si, porque são vários grupos”.

Além dos prêmios nas duas categorias, o estudante Guilherme Pedro recebeu da turma o troféu de locutor. “Pra mim, [o Pavilhão] foi muito bom porque eu nunca tinha trabalhado com isso antes e eu pude aprender sobre construção do texto de rádio. Achei que fosse mais difícil, mas não é, porque é uma história pra contar e, se você estruturar bem o texto, consegue contá-la de maneira mais fácil pra que as pessoas entendam e pra que fique na cabeça do povo”, disse Guilherme, “Foi muito bom pra gente. A turma esteve muito unida porque todo mundo ajudou um pouco no trabalho do outro, seja cantando ou dando ideia. Tudo isso só contribuiu com o resultado do Pavilhão”.