Aluno da Unicap é premiado em evento internacional de tecnologia no México

Dois alunos da Universidade Católica de Pernambuco representaram o Brasil no Encuentro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, realizado no México. Jeovani Cipriano, do 3º período do curso de Jornalismo, e Gisele Araújo, ex-aluna do curso de Jornalismo, fazem parte da equipe que criou um premiado aplicativo contra as arboviroses. A equipe foi consagrada na competição internacional. A conquista garante a participação em outro evento importantíssimo de tecnologia, na Argentina, em outubro de 2018. A dupla foi acompanhada por Jânia Lemos, do Programa Ganhe o Mundo (PGM).

Desde a criação, o projeto vem acumulando prêmios. A iniciativa foi reconhecida pelos governos municipal, estadual e federal. Em 2016, eles foram campeões, como Destaque em Iniciação à Pesquisa na Ciência Jovem. Logo após, participaram de uma audiência no Ministério da Saúde, em Brasília. Em junho de 2017, conquistaram o 1° lugar na Feira Internacional Teccien, realizada na capital paraguaia Assunção. O projeto teve ampla repercussão nos meios de comunicação nacional e internacional.

O aplicativo conta com um sistema de rastreamento dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. A plataforma usa um GPS incorporado à plataforma. Os dados das denúncias são repassados às secretarias de Saúde dos municípios para que o problema seja solucionado em até cinco dias úteis. O aplicativo roda nos sistemas operacionais Android e IOS.

“A gente, enquanto governo, fica muito contente em poder ajudar esses estudantes a se mostrarem para o mundo. Mais do que uma viagem, nós estamos abrindo as portas para que outros países conheçam os trabalhos que estão sendo feitos pelos nossos jovens”, comenta o secretário de Educação, Fred Amancio.

Em atendimento a requerimento do deputado Ricardo Costa, a Assembleia Legislativa aprovou voto de aplausos parabenizando Jeovani pela conquista. “Como parlamentar e sempre atento aos avanços tecnológicos que surgem no nosso estado, não poderia deixar de aplaudir o aluno Jeovani Cipriano, que com sua competência e criatividade incomum, conseguiu criar um aplicativo dos mais modernos e efetivos, para combater o Aedes”, destacou o parlamentar.