Museu de Arqueologia da Unicap oferece oficina de realidade virtual

Durante a semana de 14 a 20 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoveu a 16ª Semana de Museus, em que mais de mil equipamentos no país ofereceram diferentes atividades e eventos, comemorando o Dia Internacional de Museus (18). Inserido na programação, o Museu de Arqueologia da Unicap ofereceu ao público uma experiência virtual com o “Flautista” de 2.000 anos e uma visita mediada para conhecer os artefatos em exposição.

“O Flautista é provavelmente o indivíduo mais velho dessa tribo indígena que foi encontrada nesse cemitério indígena. Ele tinha mais ou menos entre 40 e 45 anos, o que lhe confere a posição de ancião, visto que esses indivíduos viviam até cerca de 25 anos. Como foi encontrada uma característica no osso da bacia, determinou-se que esse indivíduo tinha um problema físico, o que quer dizer que ele provavelmente não exercia a função de um caçador-coletor, diferentemente de todos os outros. Então, como ele ficava mais tempo protegido das intempéries, das caças, isso lhe conferiu maior tempo de vida. Acredita-se também que esse flautista deveria ter um grau de hierarquia pelos adornos e colares que foram achados no seu enxoval funerário. Junto com ele foi encontrada também uma tíbia, que é, na verdade uma flauta, porque possui um fragmento que, soprando, ela se balança e produz som, ” explicou Rafaela Aureliano, estudante do 6º período de História e estagiária do Museu.

Por esse indivíduo ser o personagem principal do museu, a coordenadora do espaço, Profª Drª. Roberta, teve a ideia de criar a realidade virtual e fazer toda a reconstituição facial com a ajuda de um design gráfico.