Boletim Unicap

Três mesas-redondas movimentam o Encontro Nordeste de História da Mídia

Abordando temas como Consumerismo Digital, Memória e Cultura Digital e 50 anos das TVs Educativas no Brasil, as mesas-redondas marcaram o segundo dia do V Encontro Nordeste de História da Mídia.

O diálogo sobre Consumerismo Digital, com Fernando Lima, da Änima Inteligência de Marca e Pesquisa com Conteúdo, e Olga Siqueira, pesquisadora do TRENDENLAB (grupo de investigação em Comunicação Corporativa e Consumo), com mediação do professor do curso de Publicidade da Unicap, Fernando Fontanella, aconteceu às 14h.

O professor Fernando explica: “O Consumerismo digital é um conjunto de discussões que envolvem o empoderamento dos consumidores que vemos hoje nas redes sociais, onde eles podem apontar os erros das marcas, cobrar os equívocos que elas cometeram através dos seus próprios perfis e redes. Discutimos o que essa relação tem a ver com a emergência de algumas tecnologias capitalizadoras de movimentos em que percebemos uma explosão desde o aparecimento da Internet”.

 

Às 16h as professoras Adriana Doria e Carol Monteiro, juntamente com o consultor de tendências do Porto Digital, Jacques Barcia, falaram sobre a relação entre Memória e Cultura Digital.

“A ideia desse debate sobre Memória e Cultura Digital é discutir um pouco sobre como a tecnologia vem impactando o armazenamento e a distribuição da nossa memória tanto do ponto de vista individual quanto do ponto de vista coletivo. A ideia é discutir as consequências dessa evolução tecnológica e as estratégias para que a gente possa preservar a nossa cultura e a nossa memória”, afirma a professora Carol.

 

A comemoração dos 50 anos da TV Universitária foi o foco da última roda, às 18h, mediada pela professora Stella Maris e com palestra de Maria Clara Angeiras (autora do livro TVU – Canal 11, a primeira TV Educativa do Brasil). “Falamos um pouquinho da história da TVU, desde os precursores que indicaram a necessidade da utilização de uma TV Educativa no país, a criação da emissora, e o início da operação de rede, entre outras curiosidades e fatos históricos”, diz Maria Clara.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário