Projeto de Extensão do curso de Jornalismo em educomunicação vence edital da Rádio Frei Caneca

Fotos: divulgação

O projeto de Extensão Rádio na Real, desenvolvido pelo curso de Jornalismo da Católica, foi um dos vencedores do edital Interprogramas Universitários da Rádio Frei Caneca FM – 101.5, emissora pública da Prefeitura da Cidade do Recife. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da Profª Drª Andrea Trigueiro.

Os alunos de Jornalismo mostram aos estudantes da rede municipal, através de práticas educomunicativas, as noções básicas de como se fazer radiojornalismo. “Na Educomunicação, o mais importante é o processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades, e não apenas viabilizando um produto final como resultado do trabalho realizado”, explica Andrea.

Durante três meses de trabalho com os alunos, foram produzidos nove programas de cinco minutos de duração cada, que tinham como temática a luta pelos direitos humanos: homofobia, direitos LGBT, racismo, trabalho infantil, feminicídio, identidade de gênero, intolerância religiosa, direito à educação e o que são os direitos humanos.

Em janeiro deste ano, foi aberto o edital da Rádio, que propunha a inserção de produtos radiofônicos com temáticas de fortalecimento dos direitos humanos e da cidadania. Os produtos selecionados serão veiculados na rádio durante a sua programação durante o período de um ano (2018/2019).

“A equipe recebeu com imensa alegria e orgulho a notícia da aprovação, e acredita que esse é apenas o início de uma grande caminhada de trabalho, que tem a educação como a principal ferramenta de transformação”, complementa Andrea.