Aluno de Física pesquisa aplicações da radiação na indústria

O estudante Luís Felipe Serra, do curso de Licenciatura em Física da Católica, participa de um importante  estudo com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele integra um grupo de radioquímica, do Departamento de Energia Nuclear, que estuda a reconstrução de imagens por meio de radiação gama.

Uma das aplicações da técnica é na indústria petrolífera. Entre as possibilidades está a análise do comportamento de catalisadores na obtenção dos derivados do minério, considerando aspectos como o tempo de exposição. A equipe reconstrói e estuda os dados em três dimensões. O uso de radiação é bastante difundido na área médica, nos exames de tomografia, por exemplo,  mas pode ser útil até as empresas de saneamento, ajudando a detectar vazamentos em tubulações.

Luís Felipe está no grupo há cerca de três anos e meio, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O grupo também conta com o trabalho de quatro professores com pós-doutorado, um aluno de curso técnico, dois mestrandos e um doutorando.

A pesquisa tem o apoio da Petrobras, Agência Nacional de Petróleo, CNPq, Pró-reitoria de Pesquisa da UFPE (Propesq) e Fundação de Amparo à Ciência do Estado de Pernambuco (Facepe).