Curso de Letras e PPGCL realizam palestra sobre o desafio de escrever no Ensino Superior

Em uma noite especial, nesta quinta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o curso de Letras em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL, da Universidade Católica de Pernambuco, convidou a Profª. Drª. Otília Ninin, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, para apresentar a palestra “Escrever no Ensino Superior: um desafio”. O encontro foi realizado no Auditório Dom Helder Camara, que na ocasião estava lotado.

A professora focou na transição de gêneros textuais que são trabalhados no Ensino Superior. No ensino médio se cobra determinados gêneros e no Ensino Superior passa a ser cobrada uma escrita mais madura, menos cotidiana, uma escrita que trabalha mais o fichamento, o resumo, a resenha, artigo científico. A palestrante mostrou de que forma o aluno pode avançar nos gêneros textuais, as estratégias de como fazer o texto, ler textos sobre a área e trabalhar o fichamento.

Professora Otília Ninin apresentou dados de um estudo sobre os gêneros mais trabalhados no Ensino Superior (curso de Letras), no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, acompanhe na foto abaixo.

Legenda: CL – Curso de Letras e EM – Ensino Médio