Doutoranda do PPG em Direito da Unicap selecionada pelo Departamento de Estado americano para intercâmbio nos EUA

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco, Paloma Mendes Saldanha, foi selecionada pelo
governo norte americano para participar de um programa de intercâmbio nos Estados Unidos. De acordo com o Consulado dos EUA no Recife, o International Visitor Leadership Program “tem entre os seus objetivos dar oportunidade a profissionais que se destacam em diversas áreas de interesse mútuo entre o Brasil e os Estados Unidos de conhecer instituições e trocar experiências com profissionais na sua área de atuação nos Estados Unidos, além de proporcionar a oportunidade de vivenciar a diversidade sociocultural dos EUA e do seu povo”.

Ainda segundo o Consulado, este é o principal e mais prestigioso programa (além de competitivo) de intercâmbio de líderes promovido pelo Departamento de Estado dos EUA. Dentro dessa proposta de incentivar o intercâmbio entre lideranças em diversas áreas, o governo americano desenvolve o programa Legislation and Regulation for the Digital Age. Paloma foi a única representante mulher selecionada na região Nordeste. Os demais participantes, seis no total, são do Distrito Federal, Belo Horizonte e São Paulo.
As temáticas são variadas e sempre atreladas a questões de interesse mútuo no contexto hemisférico. Este ano, por exemplo, além do programa Legislação e Regulamentação para a Era Digital outros programas com diversas temáticas já foram confirmados: Mulheres em Liderança: Removendo Barreiras e Preconceitos; Crises na Saúde Pública: Enfrentando Novos Desafios e Alavancando Oportunidades; e Crime Complexos: Políticas e Técnicas para Desmantelar Redes Criminosas.
“Vamos visitar instituições e empresas em Washington D.C, Nova York e em outras duas cidades dos EUA a serem definidas para observar como os norte-americanos percebem essa questão da era da informação digital. Durante a seleção, eles buscavam perfis de liderança que lidassem com tecnologia da informação na sociedade”, explica a professora Paloma.
Paloma é orientanda do Prof. Alexandre.
Ela pesquisa aspectos relacionados ao tema Direito e Tecnologia da Informação desde 2012, quando fez uma especialização na Ucam/RJ e elaborou um TCC sobre Cyberbullying e a responsabilidade civil dos pais e das escolas. Em 2016, durante outra especialização na Unipi/Itália, Paloma produziu um artigo sobre os termos e condições do Google e a violação a privacidade de acordo com a legislação brasileira.
Nesse mesmo ano, já no mestrado na Unicap, sua dissertação trouxe a proposta de um novo conceito de segurança jurídica tendo em vista a cibercultura e os riscos que envolvem o ciberespaço. O objeto estudado e analisado foi o Processo Judicial eletrônico (PJe);  Agora no doutorado, ela desenvolve uma tese sobre Processo Judicial e Pós-humanidade por meio de um estudo sobre inteligência artificial e a tomada de decisão.
Paloma é orientanda do Professor Doutor Alexandre Pimentel. Ela faz parte do grupo de pesquisa Processo, Linguagem e Tecnologia (Logos) do PPGD da Unicap/CNPq, que é liderado por ele.