Católica será homenageada pelo CineCreed

Começou a contagem regressiva para a mostra competitiva do IX CineCreed, uma pioneira iniciativa que leva o cinema para a área interna de um presídio, fazendo da arte um instrumento de ressocialização. O evento, que este ano homenageia um de seus primeiros parceiros, a Universidade Católica de Pernambuco, acontece nos dias 24, 25 e 26 próximos e os filmes já foram selecionados com a curadoria do jornalista, professor e crítico de arte Alexandre Figueiroa.

Apesar de a competição na unidade prisional só acontecer no final do mês, eventos preparatórios têm movimentado o festival, como mostras de filmes de edições anteriores em comunidades carentes e para menores infratores, dentro ou fora de centro de atendimento. Entre os eventos preparatórios, o mais esperado é a Sessão Cineclubista, que acontece no próximo dia 21, às 9h, no Pavilhão Prisional do Centro de Reeducação da PM de Abreu e Lima, o Creed. O documentário, produzido em parceria pela Procuradoria da República da 5ª Região e pela Universidade Católica, tenta mostrar, através de depoimentos, o pensamento do procurador Pedro Jorge, assassinado quando investigava o chamado “Escândalo da Mandioca”.

O CineCreed, organizado pelo Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO), mais uma vez sem recursos públicos ou privados oriundos de edital de cultura, tem como público-alvo os reeducandos do Centro, comunidades de baixa renda de seu entorno e adolescentes assistidos pela Funase, buscando garantir o direito à cultura a pessoas privadas da liberdade ou em situação de vulnerabilidade social. Além disso, contribui com o Programa Reconstruindo a Cidadania, implantado no Creed em 2018, como alternativa ao ócio na unidade.

OS FINALISTAS – O melhor filme de cada uma das três mostras competitivas, escolhido por voto do público presente ao evento, receberá R$ 1.200 em dinheiro e um troféu, criado pelo escultor Alfredo Lima. Os concorrentes estão assim distribuídos para exibição no pátio interno do Creed, em Abreu e Lima:

Sexta-feira (24/11), a partir das 18h30: Frequências, de Adalberto Oliveira. Iluminadas, de Gabir Saegesser; Painho e o Trem, de Mery Lemos; Deep Dive, de Pedro Arruda; e Sob o Delírio de Agosto, de Carlos Kamara e Karla Ferreira.

Sábado (25/11), a partir das 18h30: Diga ao Meu Pai que Estou Bem, de Bruna Fracascio/SP; Antonieta, de Flávia Person/SC; Flores, de Diego dos Anjos/RJ; Animais, de Guilherme Alvernaz/SP; Luiz, de Alexandre Estevanato/SP; Filhos da Lua na Terra do Sol, de Danielle Bertolini/MT; Relicarium, de William de Oliveira/PR; e Opala Azul Negão, de Rene Brasil/SP.

Domingo (26/11), a partir das 18h30: Os Insênicos, de Rafaela Uchoa/BA; Uma Aventura na Caatinga, de Laercio Filho/PB; Cine Rio Branco, de Eudaldo Monção Jr./BA; Ressonância, de Fabiana de Paula/AL; O Homem e o Brinquedo, de Marília Cunha/BA; Fonte Nova, de Matheus Vianna/BA; Caleidoscópio, de Natanael Portela de Souza/CE; e Praça de Guerra, de Edmilson Junior/PB.