Reitor participa de conferência internacional em Roma e terá encontro com o Papa

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), Padre Pedro Rubens, encontra-se em Roma, onde participará da Conferência Internacional Refugiados e Migrantes em um Mundo Globalizado – Responsabilidade e Respostas das Universidades.  O evento, que será realizado de 1º a 4 de novembro na Pontifícia Universidade Gregoriana, prevê na programação um encontro  do Papa Francisco com os participantes para compartilhar suas próprias reflexões sobre o assunto.

Desde o começo do seu Pontificado, o Papa Francisco tem estimulado a Igreja a acompanhar todas as categorias de pessoas que se veem obrigadas a fugir. Este ano, criou a Sessão de Migrantes e Refugiados da Santa Sé, à qual dirige pessoalmente, para ajudar a implementar este grande objetivo pastoral.

O Reitor da Unicap fará pronunciamento na sessão de abertura do evento ao lado do Reitor da Universidade Gregoriana, Nuno da Silva Gonçalves, e do presidente da Being the Blessing Foundation e do Center for Interrligious Undestanding, Anthony Cernera. A conferência tem como principal organizador a Fiuc, mas contará com a presença de representantes de instituições como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, e do Serviço Jesuíta de Refugiados.

A agenda de Padre Pedro na Europa prossegue até o dia 10. Nos dias 5 e 6, ele continuará em Roma para participar da reunião do Conselho Executivo da Fiuc e fazer visita à Congregação para a Educação Católica. Nos dias 7 e 8, terá agendas da Fiuc em Paris. E nos dias 9 e 10, estará em Lisboa para encontro com o Reitor e docentes da Universidade Católica Portuguesa, onde também tratará de convênios.