Orquestra do Criança Esperança, atendimentos na área de saúde e oficina de chás são algumas das atrações da 15ª Semana de Integração

Por Isadora Crespo, Juliane Marinho, Larissa Vasconcelos, Luiza Fruet, Maria Letícia Gomes e Tainá Milena

O segundo dia da 15ª Semana de Integração foi marcada pela Oficina de Chás Medicinais: benefícios e riscos, pela apresentação da Orquestra do Criança Esperança, pelo início das atividades no Polo de Saúde e por palestras e oficinas.

Thomás Carvalho é aluno do curso de Ciências Biológicas e faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Botânica da Unicap, coordenador pelo professor Luiz Costa Filho. Estava servindo oito tipos de chás medicinais como o de embaúba, que atua como um calmante; o quebra-pedra, ideal para as pessoas que têm pedras nos rins; e o de artemísia que, além de ser um calmante, também regula o ciclo menstrual.

A Tenda Cultural contou com a apresentação da Orquestra Cidadã, do Instituto Criança Esperança de Jaboatão, que misturou música clássica e música popular. O maestro responsável ressalta que hits como “ai se eu te pego” de Michel Teló podem ser apresentados por orquestras clássicas, se adaptados. A Orquestra é composta por crianças entre 9 e 14 anos e o trabalho vem sendo feito desde março. Sobre a oportunidade de se apresentar durante o evento, eles afirmam que “é maravilhoso, porque essa é a primeira apresentação das crianças fora do Espaço Criança Esperança. Então, para eles, é algo sem igual.”. A Rádio ao Vivo, parte da programação da Tenda Cultural, apresentou entrevistas gravadas, e em tempo real, que falavam sobre as atividades oferecidas pelos outros polos. Músicas foram tocadas e radionovelas encenadas.

No Polo Saúde, foram oferecidos atendimentos gratuitos pelos cursos do Centro de Ciências Biológicas e Saúde, o CCBS. As atividades, que acontecerão até sexta (27), são de avaliações cardiopulmonar, primeiros socorros, reabilitação labiríntica, vacinação, entre outros serviços. Poliana de Lima elogiou a iniciativa da Católica: “É um serviço bastante importante para a população, pois são serviços que normalmente não são oferecidos”.

O Polo Discursivo prosseguiu pela parte da tarde com diversas palestras e cursos, com destaque especial para a oficina de Adobe Illustrator, ministrada pelos alunos do 6º período de Arquitetura e Urbanismo Amanda Coelho e Eduardo Correia, que mostraram a base para usufruir do programa não só no ambiente acadêmico como também no profissional. “Hoje em dia é importante em todas as áreas ter uma noção básica das ferramentas de design. Então, o nosso objetivo aqui é gerar uma curiosidade para que as pessoas estudem e aprendam mais sobre o programa,” explica Amanda. Matheus Assumpção, compositor, soube da oficina através de sua irmã que estuda na Católica e ressaltou o quão interessante foi aprender sobre o programa, principalmente no caso dele,  pois vai possibilitar que faça sua própria arte digitalizada. “Eu só gostaria que tivesse mais de um dia, assim poderia aprender mais”, frisou.

Além disso, no auditório G1, aconteceu uma palestra sobre empreendedorismo no campo da Engenharia Civil, promovida pela Empresa Júnior da Unicap. A palestra foi ministrada pelo diretor da Rede Nexo Empresarial e também aluno do curso de Engenharia Civil da Católica Altamiro Braga. Contou ainda com a participação de Luiz Dutra, com a apresentação “Como Implementar Novas Tecnologias na Construção Civil em Edifícios de Múltiplos Pavimentos”.