Professora da Católica defende tese de doutorado sobre o transtorno disfórico pré-menstrual

A professora Valéria Conceição Passos de Carvalho, do curso de Fisioterapia da Católica , defende na próxima sexta-feira (30) tese de doutorado,  resultado de uma pesquisa que durou dois anos e meio, e analisou os efeitos do transtorno disfórico pré-menstrual sobre as atividades de estudantes de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Psicologia.

O transtorno é uma condição caracterizada por alterações do humor em mulheres que estão próximas ao período menstrual e deve ser tratada por um psiquiatra. Muitas vezes é confundida com a tensão pré-menstrual, a chamada TPM. Neste caso, porém, os sintomas mais evidentes são físicos, como a dor, embora possa haver também alterações psíquicas.  Segundo a professora Valéria Passos, é comum que se diga que uma mulher “está com TPM”, quando ela apresenta ansiedade ou irritabilidade, o que configura um engano, visto que as manifestações são mais características do transtorno disfórico.

O trabalho teve a orientação do professor Everton Botelho, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco e a coorientação  do professor Amaury Cantilino, chefe do Serviço de Saúde Mental da Mulher do Hospital das Clínicas, também da UFPE.

A professora contou com a ajuda de seis estudantes de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco e das Faculdades Integradas do Recife (FIR). Elas aplicaram diferentes questionários a 1.221 alunas das duas instituições, com uma média de idade variando de 20 a 25 anos. As perguntas abordavam desde aspectos sociais até uma autoavaliação das jovens sobre os seus sintomas no período menstrual.

A pesquisa encontrou uma prevalência do transtorno disfórico pré-mestrual de aproximadamente 4,4%, entre as estudantes pesquisadas, número compatível com a média nacional, que é de 4 a 5%, mas pode variar a depender da metodologia utilizada no estudo.

Valéria Passos concluiu o mestrado em Saúde Pública no ano de 2005, estudando os serviços de atenção às gestantes de risco na cidade do Recife. Em 2007 iniciou o doutorado. A pesquisa desenvolvida rendeu quatro artigos, dois dos quais já foram publicados, na Revista Brasileira de Psiquiatria e na Revista de Neurobiologia. Outros dois artigos foram submetidos ao Canadian Journal of Psychiatry e ao Jornal Brasileiro de Psiquiatria, e estão aguardando publicação.