Esquerda e direita é tema da segunda aula do curso Eleições 2010

O segundo dia do curso “Eleições 2010: análise da conjuntura política”, do programa Universidade Não Tem Idade, foi marcado pela discussão acerca do posicionamento político entre direita e esquerda. A base ideológica dos principais partidos políticos brasileiros também esteve em foco.

O professor Thales Castro, ministrante do curso, analisou o significado das expressões centro, direita e esquerda, tão presentes nas discussões políticas. Os participantes do encontro apresentaram os resultados obtidos no politicômetro, teste disponível no site da Revista Veja. Houve uma variedade de respostas, como centro-esquerda liberal ou antiliberal de centro-direita.

Segundo Castro, a direita ou a esquerda pura estão sendo deixadas de lado, e há um movimento de aproximação ao centro. “Há uma tendência ao centro, porque ele acomoda, facilita e dá mais densidade eleitoral”.

Essa análise também foi realizada dentro do contexto econômico. De acordo com o professor, após a última crise mundial, o Estado passou a intervir mais na economia, uma vez que a quebra do sistema financeiro seria prejudicial para todos os setores da sociedade.

Coronelismo, patrimonialismo e fisiologismo foram apresentados como raízes que ainda influenciam a política nacional. A confusão do que é público com os interesses particulares configura o patrimonialismo, que também se faz presente no cenário político brasileiro.

Num segundo momento, o professor Thales Castro apresentou um quadro onde se tentava relacionar os principais partidos brasileiros com suas respectivas linhas ideológicas. O jogo que os partidos fazem em torno do poder torna complexo esse tipo de identificação, e por isso o professor disse que aquele havia sido o slide mais difícil de elaborar.

Os últimos minutos da aula foram dedicados ao panorama histórico da política brasileira. A frase famosa “nada mais se parece com um conservador que um liberal no poder”, atribuída ao pernambucano Holanda Cavalcanti, mostrou que nos tempos do império as ações políticas já eram livres de ideologias partidárias.

Essa análise histórica segue nos próximos encontros, que acontecerão nos dias 7 e 14 de abril.

Mais informações sobre esse e outros cursos do programa Universidade Não Tem Idade com a Pró-Reitoria Comunitária,  pelos telefones 2119-4146 ou 2119-4140.