Professor da Unicap lança livro sobre palhaços assustadores na cultura pop

O professor dos cursos de Fotografia e Jornalismo Filipe Falcão começou a pesquisar cinema de terror na Especialização em Jornalismo Cultural da Unicap. Desde então, Filipe expandiu o tema para a sua pesquisa de mestrado e de doutorado na UFPE, em andamento. Para Filipe, antes de películas capazes de provocarem medo e sustos, os filmes de terror podem também responder como uma vasta área de pesquisa sobre questões culturais, sociais e de consumo.

O novo livro de Filipe, que ele assina ao lado de Marcelo Milici, Gabriel Paixão, Matheus Ferraz e Rodrigo Ramos, todos membros do Boca do Inferno, maior e mais antigo portal sobre filmes de terror no Brasil (www.bocadoinferno.com.br), traz um interessante passeio sobre um dos medos mais obscuros não apenas do cinema de terror, mas da cultura pop em geral: a coulrofobia. A estranha palavra significa Medo de Palhaço, nome do livro assinado pelo quinteto e lançado pela editora Generale.

Ao contrário do que muita gente acredita, o medo de palhaços não é algo comum apenas em crianças. Muitos adultos podem até não admitir, mas não se sentem confortáveis diante de palhaços pelos mais variados motivos. Não saber se o rosto por trás das camadas grossas de pancake esconde uma aberração ou se antes dos trejeitos desengonçados está presente uma personalidade maliciosa são pensamentos que podem passar pela cabeça de parte do respeitável público.

A cultura pop, com destaque para o cinema, logo percebeu isso e passou a apostar neste tipo de vilão. O livro Medo de Palhaço – A Enciclopédia Definitiva Sobre Palhaços Assustadores na Cultura Pop procura os arrepios por sob as gargalhadas ao adentrar neste aflitivo picadeiro desde os primórdios do circo, buscando explicações na história e na psicologia. Os autores trazem um rico compêndio sobre o palhaço como figura capaz de provocar medo em diferentes vertentes da cultura pop.

O lançamento do livro acontece na capital pernambucana na sexta-feira, dia 24 de março, na livraria Cultura do Shopping RioMar, às 19h. Na ocasião, os atores Filipe Falcão e Marcelo Milici estarão presentes para conversar com os leitores e autografarem a publicação.

Desmembrando em pequenos pedaços cinema, televisão, literatura e quadrinhos, o livro destaca nomes famosos da ficção como Pennywise, a criação de Stephen King no livro A Coisa e adaptada para o cinema no filme IT – Uma Obra Prima do Medo, de 1990; todas as encarnações do Coringa, o anárquico vilão de Batman; e o favorito de todos dos anos 1980, os Palhaços Assassinos do Espaço Sideral.

O livro ricamente ilustrado e todo colorido traz mais de cem análises desde produtos midiáticos estrelados por palhaços assustadores passando por produções nas quais estes personagens são coadjuvantes ou aparecem por poucos segundos. A publicação também investiga as lendas dos palhaços ladrões de órgãos e apresenta John Wayne Gacy, o verdadeiro palhaço assassino.

Sobre os Autores

Filipe Falcão – Formado em Jornalismo pela Unicap e professor universitário. Estuda remakes de horror no doutorado na UFPE. É autor do livro Fronteiras do Medo – Quando Hollywood Refilma o Horror Asiático, de 2015.

Gabriel Paixão – Profissional de RH pós-graduado em gestão de pessoas, atua no site Boca do Inferno desde 2006.

Marcelo Milici – Professor, formado em letras com especialização em horror gótico, é idealizador do site Boca do Inferno.

Matheus Ferraz – Mineiro, formado em jornalismo e mestrando em biografia pela University of Buckingham. É autor de livro independente Teorema de Mabel.

Rodrigo Ramos – Designer formado pela Unesp.

Serviço:

Lançamento do livro Medo de Palhaço

Livraria Cultura do Shopping Riomar

Sexta-feira, dia 24 de março, 19h.