Boletim Unicap

Capes aprova criação de dois Mestrados Profissionais na Católica

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação de dois Mestrados Profissionais na Universidade Católica de Pernambuco. Um na área de Indústrias Criativas e outro em História, Cultura e Memórias Municipais.

A aprovação ocorreu durante a  169ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada de 13 a 16 de dezembro de 2016, em Brasília. A divulgação foi feita na última quinta-feira (5).

O Mestrado Profissional em Indústrias Criativas se propõe a formar profissionais do mercado para o mercado, com o objetivo de solucionar problemas em ambiente de convergência tecnológica. Nesse sentido, tem as indústrias criativas como seu objeto de estudo, entendidas enquanto setores produtivos em ambientes de convergência midiática, nos quais a criatividade e a inovação desempenham papel fundamental, integrando cultura, comunicação, economia e tecnologia. Essas dimensões se articulam em duas linhas de pesquisa: Tecnologias, Linguagens e Produtos; e Gestão, Mercado e Sociedade.

Os estudos desenvolvidos no Mestrado pretendem investigar processos referentes ao desenvolvimento de bens e serviços no setor das indústrias criativas, bem como analisar seus impactos sociais, econômicos e políticos. Nesse contexto, será possível não só observar padrões narrativos e de mercado, mas também propor ações inovadoras para solucionar problemas da prática profissional.
O Mestrado será integralizado no prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres), prorrogável em situações excepcionais por, no máximo, seis meses. Será disponibilizado um total de 25 vagas por processo seletivo.

 Já o Mestrado Profissional em História, Cultura e Memórias Municipais será voltado para a formação de historiadores capacitados a identificar, recolher, sistematizar e utilizar a documentação necessária para a produção da história das sociedades locais, e para agir como profissionais multiplicadores, na área do ensino da História, como também no domínio das novas metodologias de conservação e preservação do patrimônio histórico municipal em seus diferentes âmbitos e suportes.

O novo Mestrado em História atuará em duas linhas de pesquisas: Relações de poder, política e instituições; e Sociedades, trabalho, cultura e memória.

 

 

 

 

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário