Resultados do Plano Centro Cidadão são apresentados ao prefeito do Recife

foto-pcr
Foto: divulgação PCR

A diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Católica de Pernambuco, Andrea Câmara, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Paula Maciel, e a professora Clarissa Duarte, representando pesquisadores e técnicos da Unicap, e integrantes das secretarias de Planejamento e Infraestrutura do Recife apresentaram, nesta quarta-feira (7), ao prefeito Geraldo Julio, uma parte significativa dos estudos e indicadores gerados pela equipe do Plano Centro Cidadão.

A expectativa dos integrantes do Plano é de que, mesmo em meio às indefinições do país, em 2017 possam aprimorar os estudos com mais colaborações sociais e começar a ver brotar um pouco das tantas sementes plantadas.

Sobre o Plano Centro Cidadão

Gerar estudos de referência para o planejamento urbano, buscando alternativas para muitos dos problemas do Centro Expandido Continental do Recife. Esta é a principal motivação do Plano Centro Cidadão. Estes estudos estão sendo realizados a partir de um convênio firmado entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Prefeitura do Recife. Pretende-se propor, junto com a sociedade, diretrizes de melhorias urbanas para uma área de aproximadamente 600 ha, que vai da Avenida Agamenon Magalhães até a frente d’água banhada pelos rios Capibaribe e Beberibe. Uma ação que beneficiará os bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Soledade, Coelhos, Ilha do Leite e Paissandu.

O objetivo geral do Plano é trabalhar o conceito do “Espaço Urbano Cidadão” para estimular uma maior e melhor integração entre os espaços públicos e privados, promovendo, assim, melhoria na qualidade de vida local através da proposição de melhorias urbanas.

As áreas específicas de estudo são duas: uma é denominada “Núcleo de Economia Criativa” e a outra o “ Núcleo de Ensino e Conhecimento”. A primeira encontra-se na parte do bairro de Santo Amaro entre a Av. Cruz Cabugá e Rua da Aurora com suas imediações, onde os estudos se concentram nas áreas privadas e sua relação com os espaços públicos; a segunda área específica abrange o entorno da Universidade Católica de Pernambuco, sendo seus espaços públicos viários o foco das análises.