Conclusão da 2ª turma do curso de Direitos Humanos será neste sábado

dh-arquivo
Arquivo 2015

A celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, neste sábado (10), terá um motivo ainda mais especial para os participantes do curso de extensão de Direitos Humanos da Católica, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap. A data marca a formatura da 2ª turma composta por 40 alunos. A coordenadora do curso, Profª Drª Carolina Ferraz, comemora o sucesso da iniciativa com boas perspectivas para 2017.

“Nós saímos do âmbito meramente extensionista graças a um embasamento teórico mais aprofundado”, diz Carolina ao comentar o incremento de módulos e temáticas discutidas nas aulas. Grupos étnicos-raciais; diversidade religiosa; criança e adolescente; deficiência; segurança e cidadania; direito à comunicação; e gênero foram alguns dos assuntos abordados em sala de aula. Para 2017, outros três módulos devem fazer parte da grade curricular: diversidade sexual, população em situação de rua e idoso.

Carolina também destacou o relacionamento com os movimentos sociais que o curso tem proporcionado. “A academia tem feito uma interseção interessante com os movimentos sociais, principalmente agora que vivemos sob um Estado policialesco que criminaliza esses movimentos. Podemos dizer que este curso é um movimento de resistência, é um processo de acolhimento aos movimentos sociais”, enfatiza.

dh
Ericka: “o curso me ensinou o que realmente é Direitos Humanos

A representante comercial Ericka Costa faz parte da turma. Aluna de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco, os estudos de Antropologia e Sociologia despertaram nela o interesse em fazer o curso de extensão em Direitos Humanos na Católica. “Não há como falar em Direitos Humanos sem discutir esses aspectos sociais. O curso foi além das questões legais. Abordamos cidadania, identidade, violência, desigualdades. Questões importantíssimas ligadas ao comportamento social. Descobri muitas coisas que hoje coloco em prática na minha vida”.