Alunos do curso de História participam de aula na Furna do Estrago

historia-furna-do-estrago

Alunos do primeiro e do segundo períodos do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco, guiados pelo Prof Dr Luiz Carlos Luz Marques, tiveram sábado (29) uma aula inovadora de Pré-História.

Após conclusão de estudos sobre a história dos primeiros habitantes do Nordeste os alunos visitaram o cemitério pré-histórico na Furna do Estrago, abrigo sob rocha localizado no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano.

Naquela localidade foram encontrados na década de 1980, pela equipe de arqueologia da Unicap, esqueletos pertencentes a povos caçadores e coletores que habitaram o lugar há cerca de 2000 anos.

Estudos realizados sobre esses esqueletos revelaram tratar-se de uma população homogeneamente braquicéfala, de talhe média-baixa, robusta, com estado de nutrição regular e boa adaptação às condições ambientais.

Além do cemitério,  os alunos ficaram impressionados com a arte rupestre ali existentes, devido à variedade de representações antropomorfas, fitomorfas e zoomorfas.