13ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia promove na Unicap a Exposição Ciência Alimentando o Brasil

whatsapp-image-2016-10-18-at-11-23-56-am-2
A exposição aconteceu no Espaço receptivo da Unicap

Para onde vai o lixo que produzimos? É verdade que chá emagrece? Como se monta uma composteira? Essas são algumas das questões que estão sendo abordadas na Exposição Ciência Alimentando o Brasil, da 13ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. A Universidade Católica de Pernambuco é um dos polos do evento, que acontece no Brasil inteiro dos dias 17 a 21 de outubro.

A mostra está sendo realizada em parceria com o Espaço Ciência e tem como objetivo  promover uma integração entre a pós-graduação, os alunos do Liceu Nóbrega e a própria universidade. A graduanda em Licenciatura em Química Marcella Estanislau Marinho, é uma das monitoras e trouxe seus alunos para explicar sobre o assunto para o público. “Esta semana a gente resolveu trabalhar com a parte da química dentro da ciência que alimenta o Brasil, então a gente vai abordar a importância da alimentação, as frutas, análise de vitamina C, pesquisa de Ph em alimentos, como fazer compostagem, alimentos transgênicos e por fim, a importância de tudo isso para o nosso organismo”, explica ela.

O material educativo fornecido pelo Espaço Ciência consiste em um quadro dobrável com informações e dinâmicas sobre a química na alimentação. A exposição foi dividida em diferentes etapas: “Aonde Está o Amido?” é uma pesquisa que testa tintura de iodo em alimentos, mostrando que existe amido ali. “A Vida No Solo” se baseia na adição de água oxigenada no solo, gerando uma reação para provar que existe vida na terra. O “Jogo do Mito e Verdade” sugere que o participante aperte botões com informações ouvidas comumente e descubram se é mito ou verdade. As duas outras dobraduras tratam da polêmica dos transgênicos e informações sobre a proposta da exposição.

whatsapp-image-2016-10-18-at-11-23-56-am-1
Quadro educativo do Espaço Ciência

A exibição está sendo organizada pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais, Clarissa Daisy, pelo professor do curso de Química Sérgio Paiva e por monitores dos cursos de Licenciatura em Química e Engenharia Química. Clarissa enaltece a importância do evento: “Existem lugares aonde as pessoas não tem esse conhecimento, então fornecemos uma série de informações na exposição.”

A mostra terá continuidade no Liceu Nóbrega quinta-feira, das 14h às 17h, e sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca e qualquer um pode participar. “É uma chance para as pessoas aprenderem algo diferente e verem como é importante ser consciente e se alimentar de forma saudável”, finaliza Marcella.