PPGD recebe ex-aluno de Direito que atua como professor em universidade inglesa

foto-2O Programa de Pós-graduação em Direito da Católica recebeu, na tarde desta terça-feira (4), o Prof. Dr. Henrique Carvalho. Ele é ex-aluno da graduação em Direito da Unicap (concluiu em 2006) e atua como docente da Universidade de Warwick, na Inglaterra. Henrique participou de uma roda de conversa com os alunos do PPGD a respeito dos Estudos Críticos Sobre o Direito na Sociedade.

A curiosidade em conhecer o funcionamento do Direito na cultura europeia levou Henrique a fazer mestrado (2008) e doutorado (2009) na Kings College London, onde começou a lecionar logo depois de defender a tese. Ele também ensinou na City University of London (2013-2015) até chegar a Warwick University.

foto-5Henrique concentra sua pesquisa na área de Direito Penal, um caminho que ele percorreu graças à influência de seu orientador, Alan Norrie. “Eu tinha uma relação desconfortável com o Direito Penal. Na verdade, eu odiava. Daí meu orientador disse que este era um ótimo motivo para eu estudar Direito Penal”, contou.

Ainda durante a conversa, Henrique se utilizou do raciocínio do filósofo Immanuel Kant para provocar os alunos sobre o que seria a Teoria Crítica. “Criticar é expor todo o pensamento ao exame, ir além da perspectiva simplista”, disse ele ao falar sobre a ideia do papel do Direito na sociedade.

Ainda segundo Henrique, o Direito Penal é uma forma institucional de violência. “O DP é, em sua essência, a ambivalência do pensamento moderno liberal de autonomia humana e está cada vez mais sendo politizado, influenciado pela mídia e por políticos”.

O docente também fez reflexões sobre como a desigualdade social atinge a todos, até mesmo aqueles que se sentem privilegiados com o sistema capitalista vigente. “Quando cheguei aqui no Recife, ouvi várias recomendações de não transportar computador, esconder celular e relógio por conta da violência. São coisas corriqueiras assim que interferem na nossa autonomia e a gente nem percebe”.