Católica comemora aniversário com show do MPB Unicap “Mística Popular Brasileira”

Os 73 anos da Universidade Católica de Pernambuco foram comemorados com o show: “Mística Popular Brasileira”, apresentado pelo MPB Unicap, no dia 27 de setembro, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

padre-lucio
FOTO: Alex Costa

Antes de iniciar o espetáculo, o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Lúcio Flávio Cirne, enfatizou a importância da data para a Universidade:”É com alegria que estamos aqui nesta data tão significativa para a Universidade Católica de Pernambuco, que começou como uma faculdade, em 1943. De lá pra cá, estamos com 73 anos de história. Hoje  é um dia muito importante também porque comemora-se a fundação da Ordem do Jesuítas. Portanto, estamos aqui com alegria. A Pró-Reitoria Comunitária todo ano, através do MPB Unicap, nos brinda com essa apresentação musical/cultural e, este ano o MPB vai apresentar um repertório que fala sobre mística. A mística, nós sabemos, é: consentimento, telepatia, energia. Como o pessoal fala, muitas vezes, aquela química que atrai muitas pessoas, o infinitivo Deus atrai o outro, o próximo, família, instituição, Universidade, escola. Ou seja, é aquele sentimento, aquela energia que nos dá resistência”.

Padre Lúcio lembrou ainda uma citação recente do Papa Francisco, que disse que  “o Brasil vive momentos difíceis, tristes”. Dessa forma, o Pró-Reitor Comunitário reforçou que “precisamos de mística: para resistir, lutar, acreditar no país efetivamente mais democrático, mais justo e mais fraterno”.

Logo após, abriram-se as cortinas para o espetáculo do MPB Unicap, com a música: Invocação, de Chico César, com a cantora Surama Rheis.

pra-abrir
FOTO: Alex Costa

Após o espetáculo, o Boletim Unicap conversou com o coordenador do MPB Unicap, Percy Marques:

percy
FOTO: Alex Costa

“É de suma importância esse evento porque trata-se de mais um aniversário da Unicap. São 73 anos de existência, e o MPB Unicap tem a honra de trazer o seu novo espetáculo para esse teatro, que é imponente e muito bonito e tem uma ótima infra-estrutura. Este ano, o MPB Unicap traz um espetáculo intitulado: Mística Popular Brasileira, no qual todas as canções têm religiosidade implícita ou explícita. Procuramos incluir músicas do cristianismo, catolicismo, induísmo, budismo, espiritismo… Um fato interessante é que nós abrimos o show perguntando: Quem é Deus?” Se é Deus? Se é Deusa?, a partir da música “Invocação”, do Chico César. E fechamos o espetáculo com uma resposta, por meio da música Life God’s, cujas palavras se referem às mais variadas religiões espalhadas pelo mundo.

A gente se sente muito honrado  de estar aqui hoje. Parabéns para a Unicap e que ela tenha vida longa e que ” jamais envelheça”, parafraseando nosso querido Padre Pedro, lembrando que esse espetáculo tem o apoio total do Padre Lúcio Flávio, nosso Pró-Reitor Comunitário, e colaboração de Léo Tabosa, nosso assessor cultural.”

newton
FOTO: Alex Costa

O coordenador do curso de Ciências da Religião e componente do MPB Unicap, Newton Cabral, falou sobre o repertório do show, composto por ele: “O repertório do show ele explora canções que, de uma forma ou de outra falam da espiritualidade humana. E, várias formas de espiritualidades são contempladas no repertório desde a matriz que é a mais forte na nossa cultura, o cristianismo, sobretudo com a influência do catolicismo, mas nós temos também canções que lembram movimentos como o espiritismo, o movimento rare christian, a religiosidade afro-brasileira. Há uma canção que fala de uma religiosidade indígena, é uma mundividência que tenta cobrir diversas expressões religiosas. Também são passados temas, na escolha do repertório que remetem às devoções religiosas nesse aspecto, particularmente, há um bloco que fala de alguns santos católicos com um destaque a umas duas ou três canções sobre o culto à Maria, figura predominante no catolicismo.

Temos também canções que falam das questões sociais. Inclusive, autores como Cazuza, que talvez pouca gente pensasse que tivesse alguma coisa que falasse de espiritualidade e, ele tem uma canção que é o “Blues da Piedade”, por exemplo. Temos também canções que falam das intempéries na natureza, a dependência do homem que Deus espera que venha chuva ou, numa outra canção que se pede pra que pare de chover e se pede até perdão e se pensa: Será que eu rezei errado e caiu tanta chuva? Também as súplicas de amor e desamores. é um repertório que tenta suprir a diversidade do sentimento humano diante da religiosidade”, completa.

final
FOTO: Alex Costa

O espetáculo encerrou com a canção: “Life Gods”, de Mônica Millet, Tavinho Paes e Arnaldo Brandão, interpretada por todos os cantores do MPB Unicap: Sumara Reis, Newton Cabral, Natércia Dantas, Maiara Lima, Emmanuelle Viana, Laís Xavier, Jéssica Aragão e Gabriel Gouveia e instrumentistas: Alex Cumarú, teclado; Carlos Lima, bateria; Jefferson Lopes, percussão; João Paulo Bastos, contrabaixo; Matheus Cavalcanti; Percy Marques, violões, arranjos, direção geral e direção musical:

O evento também contou com o trabalho: Iluminação, Thiago Santos; Cenário e Design Gráfico, Java Araújo; Produção Cultural, Léo Tabosa; Técnico de Som, Gustavo Lins; e colaboração na organização de Dora Santana.

Confira mais fotos, por Alex Costa, do evento: