Alunos de História participam da XVI Assembleia do Povo Xukuru

Xukuru 2016 5Alunos do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco participaram, no último dia 18, da XVI Assembleia do Povo Xukuru, em Pesqueira.  A atividade de campo faz parte da disciplina “História e Cultura dos Povos Indígenas “, ministrada pelo professor Tiago Cesar.

O encontro, que teve como tema “Limolaygo Toype: Nossa educação é nossa resistência”, tem o objetivo de formar guerreiros que lutem pelo povo Xukuru e não o abandone por melhores condições de vida.

Para o professor Tiago Cesar, a saída da sala de aula para eventos como este é uma boa oportunidade para os alunos unirem teoria e prática. “Trata-se, como sempre, de um momento ímpar. O alunado pode casar a teoria com a prática depois de quatro meses em sala de aula, observando, nesse caso, como os Xukurus pensam a sua situação atual e como desejam se projetar no futuro como povo indígena”, relatou. Ainda de acordo com o professor, o momento também serve para acabar com preconceitos para com os povos indígenas. “É um momento único também para desmanchar preconceitos resistentes, e entender in situ o que é a autodefinição étnica, além de ver que nossas populações ameríndias continuam lutando apesar de um momento pouco animador”, lembrou.