Grupo Amigos no Caminho realiza caminhada no Sertão do Ceará

baturite2

Texto: Marcela Cysneiros
Fotos: Arquivo do Grupo Amigos no Caminho

O Grupo Amigos no Caminho, do Instituto Humanitas Unicap, realizou, de 25 a 29 de maio, uma caminhada rica em humanidade e em espiritualidade, no Sertão do Ceará, na comunidade de Vazantes e no Maciço da Serra de Baturité. A experiência teve como objetivo reunir professores, alunos, ex-alunos e funcionários da Católica em um encontro marcado por caminhadas e momentos celebrativos.

Vazantes1

Momentos de vivência a partir da realidade das comunidades visitadas marcou a caminhada. Os peregrinos foram recebidos no distrito de Ideal e realizaram uma caminhada até Vazantes. No caminho presenciaram as obras da construção da nova estrada estadual que passará por Vazantes. Na comunidade  celebraram a Festa de Corpus Christi junto com os fiéis. Em seguida participaram de apresentações dos grupos culturais da Fundação Fé e Alegria Vazantes. O momento cultural foi realizado no Polo de Cultura e Economia Solidária. No dia seguinte, os peregrinos e professores da Católica ofereceram oficinas de Matemática, Português e feitura de pão à comunidade, na sede do Fé e Alegria, e conheceram as obras sociais de Vazantes. A despedida foi marcada por um momento de partilha no Memorial Ecológico da Moita do Nel.

A bibliotecária da Unicap Cristiane Alberto Ferreira ressaltou a importância da visita a Vazantes. “Em Vazantes, a gente pôde experimentar a fé em ação, o amor de Cristo em ação, quando a gente vê todo o trabalho que é desenvolvido ali com a comunidade, com as crianças, e como Deus atua através de todos aqueles projetos na vida daquelas pessoas”, afirmou.

baturite1

Em Baturité, o grupo se hospedou no Mosteiro dos Jesuítas. A visita representou uma profunda troca de experiências entre os peregrinos. A caminhada na trilha da serra, em direção ao Parque das Cachoeiras, foi marcada por um clima de solidariedade e partilha, onde uns ajudavam aos outros no caminho. A programação contou também com uma tarde de recolhimento e oração pessoal, além de uma caminhada ao Cruzeiro, onde contemplaram uma vista privilegiada do Maciço do Baturité. À noite a visita foi na cidade serrana de Guaramiranga.

O professor do Centro de Ciências e Tecnologia da Unicap, Vicente Francisco de Souza Neto, valorizou a comunhão entre os peregrinos. “Os companheiros que aqui fizemos, muitos que já conhecíamos da Católica, e outros que nem sequer conhecíamos, vão se tornar mais irmãos, uns dos outros, depois dessa caminhada”, disse.

O Grupo Amigos no Caminho realiza, a cada semestre, uma caminhada para um lugar significativo do Nordeste. A experiência visa resgatar a existência humana a fim de propor o diálogo entre a fé e as culturas.