Ronaldo Correia de Brito participa do Fórum sobre Questões do Envelhecimento
|O médico e escritor Ronaldo Correia de Brito participou, na tarde desta terça-feira (15), na Unicap, da primeira edição do Fórum sobre Questões do Envelhecimento em 2016. Ele falou sobre “O que é viver com dignidade no envelhecimento”. O evento, coordenado pelo professor João Luiz, contou também com a participação da professora e fisioterapeuta Francisca Alves de Mota.
Ronaldo enfatizou a necessidade do idoso ter uma vida ativa e, para reforçar o que estava dizendo, fez uma referência ao livro Recordações da Casa dos Mortos, de Fiódor Dostoiévski: “Ao ser preso na Sibéria, o autor russo descreve os trabalhos forçados dos prisioneiros como uma forma de estar vivo. Quando queriam matar alguém faziam o prisioneiro executar um trabalho inútil”. Segundo o escritor, é necessário existir um sentido para que possamos viver com dignidade e, consequentemente, viver por mais tempo.
“O ser humano necessita se vincular ao mundo, sobretudo quando envelhece. Suas ações devem estar vinculadas aos seus afetos e/ou trabalho. Tendo o trabalho um sentido, que represente algo que se queira fazer, é a forma que pode nos levar à longevidade”, ressaltou Ronaldo.
Durante o encontro, os presentes puderam testemunhar um grande exemplo de longevidade: dona Maria José da Conceição, com seus 102 anos, veio de Ponte dos Carvalhos para participar do evento. Ela faz parte do grupo Vamos Renascer.
A professora Francisca acredita que a alegria é fundamental para a busca da dignidade no envelhecimento “Um forte aspecto para manter a qualidade de vida no envelhecimento é a alegria. Ela nos tira o estresse, que muitas vezes é causa de diversas doenças, não só na terceira idade”. Afirmando ainda que a tristeza é por sua vez outra grande causadora de doenças, a exemplo da depressão.
É importante ressaltar que a realização de eventos como estes são sempre abertos ao público, reforçando nosso papel como uma Universidade Comunitária. As demais palestras estão programadas para todas as segundas terças-feiras do mês, sendo a próxima no dia 12 de Abril. Serão realizados mais sete eventos até o mês de novembro, acompanhe as demais atividades no site do humanitas Unicap.